Tutorial básico de correçao de cores com o Adobe Photoshop

Você quer aprender sobre correção de cores? O foco desse artigo é lhe ajudar  a se aprofundar nesse tema para aumentar o valor de produção de suas imagens. Aprenda algumas técnicas simples durante a criação.

Estarei usando o Photoshop CS4 nesse tutorial, mas todos os recursos usados estão disponíveis em outras versões do aplicativo. Ou em qualquer software de edição de fotos decente.

Correção primária de cores

Nesse tutorial, nossa tarefa será a correção primária de cores. “A Correção primária de cores afeta toda a imagem, utilizando controles sobre as intensidades de vermelhos, verdes, azuis, gammas (meio tons), sombras (pretos) e luzes (brancos)”.

Visão Geral

Antes de começar, você irá querer se certificar de ter algum conhecimento das seguintes ferramentas do programa de edição de fotos: Curvas (Curves), Matiz/Saturação (Hue/Saturation), Filtro de foto (Photo Filter) e camada de ajuste de Preto e Branco (Black & white adjustmente layer).

Dica rápida: Mantenha os efeitos em camadas ou ajustes separados para permitir a alteração ou remoção rápidas a qualquer tempo durante o processo de correção de cores.

Monocromático e sépia

Image Description

Uma imagem monocromática é aquela cuja faixa de cores consiste de tons de uma mesma cor ou matiz.

Passo 1: Primeiro, vamos tornar nossa imagem em tons de cinza. Existem várias formas de fazer isso, mas iremos ver apenas duas:

Penso que a melhor forma é usar a camada de ajuste de Preto & Branco (Isso pode ser encontrado na parte de baixo da Layers toolbox). O que é tão bom em relação a essa camada é a habilidade de controlar a luminância de 6 cores primária e secundárias – vermelho, verde, azul, ciano, magenta e amarelo com sliders. Esta é uma ferramenta muito útil para ajustes funis da faixa tonal de sua imagem.

Porém, a cama da de ajuste de Preto & Branco apenas existe no Photoshop CS3 ou mais recente. Assim, se estiver usando uma versão mais antiga, pule para o próximo passo.

Image Description

Passo 2: Aplique a camada de ajuste de Matiz & Saturação. Clique na caixa de verificação Colorize e isso irá automaticamente dessaturar e  colorir sua imagem. Porém, a Matiz estará errada. Dessa forma, ajuste Hue para 35. Agora estará parecendo certo.

Passo 3: Por fim, aperfeiçoe o brilho das cores de sua imagem com os sliders da camada de ajuste de Preto & Branco. Use a ferramente eyedropper que acompanha o filtro para selecionar a parte da imagem que você quer alterar e isso realçará a cor que esteja na faixa. Mas tenha cuidado  para não alterar drasticamente as cores da imagem ou estará em perigo de Posterizar a sua imagem;

Normalmente somente as alterações no filtro Preto & Branco não são suficientes para corrigir a imagem; assim, aplique a camada de ajuste de Curvas sobre ele e faça com que sua imagem pareça certa (é melhor executar esses passos por último – depois de seus ajustes de cor – de forma que esteja visualizando e afetando o espectro corrigido).

E, para o efeito sépia, está pronto.


Em acréscimo, o uso de outros esquemas de cores monocromáticos é feito da mesma maneira. Ao invés de ajustar o valor de Hue para 35, mova o slider para selecionar a cor de sua escolha. Você também pode aumentar a Saturação para tornas as cores um pouco mas salientes (na imagem abaixo, ajustamos Hue para 295 e a Saturation para 35).


Bleach Bypass

Um tratamento de imagem popular é o bleach bypass. No desenvolvimento de filme, isso significa pular o processo de branqueamento.Isso deixa uma tintura prateada sobre a fotografia, como se uma imagem preto-e-branco e uma colorida fossem combinadas. Isso é exatamente o que iremos fazer.

Image Description

Passo 1: Aplique a camada de ajuste Preto & Branco mais uma vez sobre sua imagem (ou dessature com a camada de ajuste Matiz & Saturação). Em seguida, a única alteração que precisamos fazer é no modo de branqueamento: mude de Normal para Overlay.

Passo 2: Aplique uma camada de ajuste de Curvas sobre a imagem. Uma característica da maioria das imagens que usam esse efeito é o aumento de contraste. Assim, adicione uma curva de contraste à sua imagem. Mas tenha cuidado. Os ajustes devem ser menores nessa fase pois a imagem já tem um bocado de contraste. Certifique-se de não expor demais as regiões claras ou subexpor as regiões mais escuras (sombras).


Extra: Frequentemente uma outra característica desse efeito, junto com o aumento do contraste, é a granulação. Se quiser, leve esse efeito uma passo adiante adicionando algum ruído: FilterNoiseAdd Noise. Certifique de que o ruído seja monocromático.

Resumo da Teoria das Cores

Antes de começar a trabalhar em nosso próximo estilo, iremos falar rapidamente sobre a teoria das cores.

Dê uma olhada na roda de cores abaixo. Você perceberá que as três cores primárias em nosso modelo RGB: vermelho, verde e azul. Em seguida, entre elas perceberá as cores secundárias do CMY: ciano, magenta e amarelo. As cores secundárias são formadas pela soma de duas cores primárias: ciano = verde + azul, magenta = vermelho + azul e amarelo = vermelho + verde. Simples o suficiente.

Image Description

As cores secundárias estão no lado oposto na roda em relação as cores primárias. Assim:

Vermelho – Ciano

Verde – Magenta

Azul – Amarelo

Outras seis cores terciárias são criadas pelas mistura de cores primárias e secundárias. Mas não precisamos entrar nesses detalhes agora.

As cores primária e secundárias, e as relações entre elas, são importantes para sabermos. Na camada de ajuste de Curvas, você pode aplicar efeitos as cores vermelho, verde e azul separadamente. Assim, por exemplo, qualquer ajuste para cima da linha diagonal no canal do vermelho aumentará o vermelho da imagem. Diminuindo, abaixo da linha diagonal, aumenta o ciano. Os outros canais funcional da mesma forma: Para cima, aumenta o canal do verde; para baixo, o magenta. Para cima, aumenta o canal azul; para baixo, o amarelo.

Image Description

Blockbuster/Fashion Look

Image Description

Ok, agora que cobrimos isso, vamos começar. Esse estilo é usado bastante em filmes como a cinesérie Transformers. É também popular na fotografia de moda.

Primeiro de tudo, dê uma olhada na foto acima. em um esforço para criar esse look, determine a matiz de cor e a pintura das sombras, meio tons e luzes. Principalmente as sombras e luzes. Você perceberá que as sombras são bastantes azuladas e as luzes – principalmente na parte da imagem que contém os tons da pele – são, bem, na cor da pele.

Esse é um esquema de cor complementar. Significa que as cores usadas, azul e laranja, estão em lados opostos da roda de cores.

Quanto estiver trabalhando com humanos em suas composições, você terá que levar em contra o tom da pele em consideração. Você não pode ter pessoas tornando-se verdes, magentas ou azuis. Isso iria parecer estranho. A pele sempre deve estar entre laranja, laranja-amarelado e amarelo. Assim, para complementar o sujeito, geralmente se usa cores opostas: entre ciano, azul ou azul-violeta.

Agora que sabemos sobre isso, vamos estilizar nossa foto.

Passo 1: Aplique uma camada de ajuste de Curvas à sua imagem.

Dica rápida: Quase todo colorista começa a correção de cores com as sombras; em seguida as luzes; e por fim os meio tons.

Passo 2: No menu dropdown de cores, mude de RGB – que afeta o brilho e contraste geral da imagem – para blue. Nós iremos ir e vir a essa lista, começando com blue e terminando com RGB.

Image Description

O que queremos fazer é trazer a extremidade inferior da curva para cima. Isso aumentará o azul das sombras. Em seguida, para compensar nosso primeiro ajuste, iremos querer diminuir o azul nas luzes – levando a curva para o amarelo – de forma que os tons de pele estejam próximo ao correto.

Passo 3: Você irá perceber que a imagem possui um pouco de uma tintura roxa. Isso se deve aos canais verde e vermelho que possuem uma intensidade igual. Para obter mais azul você pode ir ao canal verde e aumentar as sombras, ou ir ao canal vermelho e diminuir as sombras. Mas existe uma diferença aqui e você faz bem ao nota-la: se você aumenta o verde das sombras, a imagem fica um pouco mais clara e perde contraste. Se diminui o vermelho das sombras, a imagem fica mais escura e ganha contraste. A primeira é uma cor subtraída e a segunda uma cor adicionada.

Na maioria dos casos, você irá querer usar a opção de subtrair, não adicionar.

Image Description

E é isso que faremos. Vá para o canal do verde, e puxe para cima o suficiente para eliminar a tintura roxa da imagem. Aqui é onde você pode decidir entre quanto de azul-violeta ou ciano quer que suas sombras sejam.

Passo 4: Nesse ponto, você precisa voltar ao canal do azul e certifica-se que o tom de pele pareça bom. Não muito azul e não muito amarelo. Ajuste as luzes e os meio tons até que esteja satisfeito.

Passo 5: Agora podemos voltar para o canal RGB ou master. Finalize a luminância e o contraste de sua imagem. Tudo que temos que fazer com essa imagem é diminuir as sombras.

Passo 6: Por fim, você pode complementar sua imagem com um filtro a mais. Aumente o azul das sombras inundando a imagem com um pouco mais de cor. Adicione uma camada de ajuste de Matiz & Saturação e arraste a saturação para algo em torno de -10.

A mudança sempre é muito suave. Mas é perfeita. E agora temos imagem ao estilo de um blockbuster ou de moda.


Bronze

Como no filme 300, você pode dar a sua imagem um pouco de uma visual bonze. Isso é parecido com o efeito sépia. porém a imagem não deve monocromática. Cores vibrantes e aquelas opostas a região de tons do bronze ainda são visíveis e de fato se destacam de forma agradável, enquanto as regiões mais iluminadas e as sombras recebem uma tintura bronze.

Vamos usar uma foto com mais cores e um faixa de tons maior. Assim ficará fácil ver o que está acontecendo.

Passo 1: comece aplicando uma cama de ajuste de Filtro de Foto à sua imagem. Altere a cor do filtro para Sépia e ajuste a densidade para algo em torno de 90 a 100%. Certifique-se de preservar a caixa de verificação luminosity marcada.

Passo 2: Adicione uma camada de ajuste de Matiz & Saturação em seguida. Dessature a imagem para algo na faixa de -10 a -50. Faça o que parecer bom para você.

Passo 3: Adicione uma camada de ajuste de Curvas. O estilo bronze parecerá bom com um contraste extra. Crie uma curva de contraste legal.

Image Description

Passo 4: Como um passo opcional, um que eu acho que fará a imagem ficar boa, é adicionar um pouco de difusão. Você pode alcançar isso pela duplicação da camada da imagem (e mantendo essa camada sob os efeitos). Em seguida, aplique o efeito gaussian blur à camada. Não borre demais! Se por muito blur sua imagem final parecer como uma sequência de sonho – muito suave.

Para essa imagem, estaremos usando um blur de 2.5 píxels.

Altere o modo de mistura (blending) da imagem borrada para Overlay. Você perceberá quanto contraste sua imagem obtém. Para evitar que ela fique muito suave, altera a opção fill everywhere para algo na faixa de 25 a 30%. Em seguida, compense o contraste de acordo com sua camada de curvas.

Isso é tudo para nossa foto com aparência bronzeada:

Conclusão

Tenha em mente que existem muitas maneiras para alcançar esses estilos e aparência. Não existe processo ou procedimento correto. Coloristas diferentes usam ferramentas diferentes. Para cada um existe uma maneira diferente. Encontre aquela se seja melhor para você.

Lembre-se também que cada foto em que você adicione esses efeitos reage de forma diferente; Você não deve esperar que esses ajustes – ou um procedimento específico – funcione de forma idêntica em todas as suas fotos. Isso irá variar dependendo dos níveis ou quantidades de sombras, luzes, cores e contrastes, etc.

A tendência pode ser usar efeitos em demasia. Faça seu melhor para usa-los com moderação e de forma apropriada. Quando estiver em dúvida, menos é mais.

Vá atrás mais conhecimento pela tentativa de emulação dos estilos e efeitos que você vê em revistas, filmes ou na web. Essa é uma ótima forma de aprender. Divirta-se.

Traduzido de tutorial9.net