Tutorial básico de correção de cores e tons com o Photoshop Elements

O Photoshop Elements fornece diversas ferramentas e comandos para corrigir a faixa de tonalidades, cor e sharpness de suas fotos, e para remover pontos de sujeira ou outros efeitos. Você pode trabalhar em um dentre três modos, dependendo de sua experiência e necessidades.

Quick Se você possui um conhecimento limitado de imagem digital, esse modo é um bom lugar para começar a corrigir fotos. Ele possui a maioria das ferramentas básicas para correção de cores e iluminação.

Guide Se você for novato no campo de imagem digital e Photoshop Elements, pode usar a Edição Guiada para guiar você pelas tarefas de correção de cores. Essa também é uma boa forma de aumentar seu conhecimento sobre o fluxo de trabalho.

Expert Se você já trabalhou com imagens antes, descobrirá que o modo Expert fornece o ambiente mais flexível e a correção de imagem mais poderosa. Ele possui comandos para iluminação e correção de cor, além de outras ferramentas para correção de defeitos na imagem, criar seleções, adicionar texto, e efetuar pinturas em suas imagens.

Quando trabalhar com algum dos comandos de ajuste, você pode fazer esses ajustes diretamente nos pixels da imagem. Ou pode usar as camadas de ajustes para criar ajustes não destrutivos que podem ser facilmente alterados até que sua imagem esteja correta. Nesse modo, a ferramenta Smart Brush e a Detail Smart Brush automaticamente criam uma cama de ajuste para a correção que você estiver aplicando.

Camera Raw Se você capturou imagens digitais no formato bruto (raw) de sua câmera, pode abrir e corrigir esses arquivos brutos na caixa de diálogo Camera Raw. Por sua câmera ainda não ter processado os arquivos brutos, você pode ajustar a cor e a exposição dessas imagens. Frequentemente, você talvez não precise fazer outros ajustes no Photoshop Elements. Para abrir arquivos brutos da câmera no Photoshop Elements, primeiro salve-os em um formato suportado.

Correção de cor no modo Quick

O modo Quick convenientemente agrupa muitas das ferramentas de correção de fotos no do Photoshop Elements. Ao trabalhar com o modo Quick, limite o número de controles de cor e iluminação que você aplica a uma foto. Geralmente, você usa apenas um dos auto-controles em um foto. Se esse controle não tiver o efeito que você deseja, clique em Reset e tente um outro. Você também pode ajustar sua imagem usando os controles de deslizamento (sliders), esteja usando um auto-cotrole ou não. faça a correção Sharpening por último em sua imagem.

Usando o ajuste Auto Lighten Shadows (Auto Iluminação de Sombras) no modo Quick para corrigir instantaneamente a foto

  • Proceda de uma das forma a seguir:
    • Com uma foto aberta, clique em Quick.
    • Qualquer foto que estiver armazenada no Photo Bin fica acessível enquanto você estiver no modo Quick.
  • (Opcional) Ajuste as opções de visualização através da criação de uma seleção a partir do menu (localizado na barra cima da imagem que está aberta). Você pode ajustar a pré-visualização para mostrar como a aparência da foto antes e depois de fazer a correção, ou mostrar  as duas visualizações lado a lado (horizontalmente ou verticalmente).
  • (Opcional) Use as ferramentas da barra de ferramentas para dar zoom, mover e cortar a imagem. Você também pode criar uma seleção, corrigir olhos vermelhos, branquear dentes e adicionar texto à imagem.
  • Para rotacionar a imagem em 90° na direção anti-horária (rotação para a esquerda) clique no botão Rotate na barra de tarefa. Para rotacionar a imagem na direção horária, clique na seta próxima ao botão Rotate, e clique no botão de rotação para direita.
  • Selecione um dos controles de correção de imagem (por exemplo, Levels, Color, Contrast). Se um controle possuir opções adicionais (por exemplo, o controle Color possui as opções Saturation, Hue e Vibrance), selecione a aba correspondente para corrigir esse aspecto na imagem.
  • Para aplicar uma correção, proceda de uma das formas a seguir:
    • Faça os ajustes necessário usando os deslizadores (sliders), e pré-visualize o ajuste na foto, ou informe um valor na caixa de texto próxima ao deslizador.
    • Paire o cursor do mouse sobre as miniaturas para pré-visualizar o ajuste na foto. Clique na miniatura para aplicar a ajuste na imagem temporariamente.
    • Ajuste de forma detalhada uma imagem usando uma pré-visualização como ponto inicial, clique e segure o botão do mouse em uma miniatura, e arraste-a para a esquerda ou direita.

    Nota: Quando você aplica correções em uma sequência, todas as correções anteriores são automaticamente aplicadas quando você passa para um novo controle. Por exemplo, se você passa do controle Balance para o Exposure, qualquer alteração executada no controle Balance será automaticamente aplicada.

  • Para desfazer uma correção ou resetar a imagem, faça o seguinte:
    • Para cancelar a correção aplicada e permanecer no mesmo controle, pressione Ctrl + Z, ou, na barra de menu, clique em Edit > Undo.

    Nota: Se você tiver feito uma sequência de correções (por exemplo, Exposure, Balance e Contrast) não é possível desfazer as alterações executadas no passo onde o balanço foi corrigido. Você pode desfazer apenas o controle que estiver selecionado no momento.

    • Para cancelar todas as correções aplicadas à imagem, clique em Reset. A imagem será restaurada ao estado que se encontrava no início da sessão de edição atual.

Ferramentas do modo Quick

O modo Quick fornece as seguintes ferramentas para refinar suas fotos:

Smart Fix Ajusta a iluminação e a cor. O Smart Fix corrige o balanço de cores global e melhora os detalhes das sombras e luzes, se necessário.

  • Auto

Ajusta automaticamente as imagens para aplicar os valores otimizados das configurações.

Exposure Ajusta o brilho global da imagem. Use esse controle para garantir que a imagem que você está visualizando tenha o brilho desejado.

Contrast Ajusta o contraste global da imagem, e algumas vezes, afeta suas cores. Se sua imagem precisa de mais contraste e possui uma matiz de cor, você pode usar as duas opções a seguir:

  • Auto Levels Auto Contrast

As opções Auto Levels e Auto Contrast funcionam mapeando individualmente os pixels mais claros e mais escuros de cada canal de cor para monocromático. Para aplicar os ajustes, clique no botão Auto ao lado de uma dessas opções.

  • Shadows

Deslize o slider para clarear as áreas mais escuras de sua imagem sem afetar as luzes. Áreas 100% pretas da imagem não são afetadas.

  • Midtones

Ajusta o contraste dentro dos valores de tons médios (valores que estão aproximadamente a meio caminho entre o 100% branco e o 100% preto). Não afeta as sombras e luzes extremas.

  • Highlights

Deslize o slider para escurecer as áreas mais claras de sua foto sem afetar as sombras. Áreas 100% brancas não são afetadas.

Color Ajusta as cores através da identificação de sombras, meio tons e luzes na imagem em vez de canais de cores individuais. Neutralize os meio tons e corta os pixels brancos e pretos usando um conjunto padrão de valores. Clique no botão Auto para aplicar esse comando.

  • Saturation

Arraste o slider para tornar as cores mais vívidas ou mais apagadas, ou escolha a miniatura que melhor se adequa as suas necessidades.

  • Hue

Muda todas as cores de uma imagem. Esse controle é melhor usado em pequenas amostras ou objetos selecionados cuja cor você quer mudar.

  • Vibrance

Faz com que cores com baixa saturação se tornem vívidas, sem permitir que cortes ocorram para as cores mais saturadas. Esse controle permite que você varie os tons das cores sem saturar a imagem.

Balance Ajusta o balanço de cores de uma imagem sem afetar seu contraste.

  • Temperature

Deslize o slider para tornar as cores mais quentes (vermelho) ou frias (azul). Use esse controle para realçar o pôr do sol ou tons de pele, ou quando o balanço de cor de sua câmera estava desligado.

  • Tint

Deslize o slider para tornar as cores mais verdes ou magentas. Use esse controle para um ajuste fino das cores após usar o controle Temperature.

Sharpen Ajusta o sharpness de sua imagem. Clique em Auto para usar a quantidade padrão de sharpening.

  • Sharpen

Deslize o slider para variar a quantidade de  sharpening. Use o Zoom em sua pré-visualização em 100% para obter uma visão mais acurada da quantidade de sharpening que você está tentando aplicar.

Corrigindo fotos com os botões de retoque

OS botões de retoque estão disponíveis no modo Quikc no painel Modify. Esses botões permitem que você aplique correções e ajustes a partes selecionadas de uma imagem. A ferramenta de remoção de olhos vermelhos, de conciliação de ponto (Spot Healing) e pincel de conciliação (Healing Brush) modificam a mesma camada. A ferramenta de clareamento de dentes cria e trabalha em uma nova camada de ajuste. Além dessas, a ferramentas de texto cria uma camada para edição. Como resultado, algumas ferramentas não editam permanentemente informações na camada da imagem. Você sempre pode alterar as configurações dos ajustes sem degradar a imagem original. Os botões de retoque aplicam os ajustes encontrados na ferramenta Smart Brush.

  • No modo Quick, proceda de uma das formas a seguir:
    • Clique no botão de remoção de olhos vermelhos aplicar esse efeito nos olhos existentes em uma foto. Esse efeito remove olhos vermelho em fotos de pessoas tiradas com  o uso de flash. Arraste a ferramenta na imagem em volta de um olho que quer corrigir, ou clique no botão Auto na barra de opções.
    • Clique no botão Whiten Teeth para aplicar o clareamento dos dentes em uma imagem. Arraste na área da imagem onde está o dente que quer clarear.
  • (Opcional) Se você realizou um ajuste de Clareamento de dentes, pode proceder de uma das formas a seguir:
    • Adicione o ajuste a mais partes da imagem, clicando no botão Add To Selection, e arrastando na imagem.
    • Remova o ajuste de partes de sua foto, clicando no botão Subtract From Selection, e arrastando na imagem.

Opções do modo Quick

Zoom tool Ajusta a ampliação da imagem pré-visualizada. Controles e opções funcionam como a ferramenta Zoom na barra de ferramentas.

Hand tool Move a imagem pela janela de pré-visualização se a imagem inteira não estiver visível. Pressione a barra de espaço para acessar a ferramenta Hand quando outra ferramenta está selecionada.

Quick Selection tool Seleciona porções da imagem baseando-se no local que você clica ou arrasta a ferramenta.

Crop tool Remove partes de uma imagem. Arraste a ferramenta dentro da área de visualização da imagem para selecionar a porção que quer manter, e então pressione Enter.

Corrigindo fotos no modo Expert

Se você já trabalhou com imagens antes, descobrirá que o Photoshop Elements fornece o ambiente de correção de imagens mais flexível e poderoso. Ele possui comandos de iluminação e correção de cores, junto com outras ferramentas para correção de defeitos na imagem, criando seleções, adicionando texto e pintando em suas imagens. Quando estiver trabalhando com alguns dos comandos de ajuste, pode fazer ajustes diretamente nos pixels da image. Ou pode usar camadas de ajuste para fazer ajustes não destrutivos que podem ser facilmente alterados até que sua imagem esteja certa. A ferramenta Smart Brush Detail Smart Brush cria automaticamente uma camada de ajuste quando você aplica uma correção.


Modo Expert

A. Existem muitas ferramentas para correção de problemas e seleção de porções da imagem. B.O Photo Bin permite visualizar quais fotos estão abertas. C. O Panel Bin armazena os painéis que você usa para transforma e melhorar suas fotos.

A medida que trabalha em suas fotos, execute as seguintes tarefas a sua imagem. Nem todas as tarefas são necessárias em todas as imagens, mas a lista a seguir é um fluxo de trabalho recomendado:

Especifique uma opção de gerenciamento de cor.

Especifique uma opção de gerenciamento de cor.

Visualize a imagem em 100% e faça cortes se necessário.

Antes de fazer qualquer correção nas cores, visualize a imagem com um percentual de zoom de 100%. Nesse percentual, o Photoshop Elements exibe a imagem de forma mais acurada. Você pode verificar também por defeitos na imagem, como pontos de sujeira e arranhões. Se planea cortar o arquivo, faça isso agora para reduzir requisitos de memória e garantir que o histograma use apenas informações relevantes. Usar a ferramenta de Zoom para diminuir o zoom pode otimizar a visualização antes de cortar a imagem, de modo que você possa cortar uma seleção bem centralizada.

Verifique a qualidade da digitalização e a faixa de tons.

Observe o histograma da imagem para determinar se a imagem possui detalhes suficientes para produzir uma saída de alta qualidade.

Redimensione sua imagem, se necessário.

Redimensione sua imagem para o tamanho necessário se for usa-la em outra aplicação ou projeto. Se for imprimi-la ou usa-la em um projeto do Photoshop Elements, geralmente não é necessário redimensiona-la.

Ajuste as luzes e sombras.

Begin corrections by adjusting the values of the extreme highlight and shadow pixels in the image (also known as the tonal range). Setting an overall tonal range allows for the most detail possible throughout the image. This process is known as setting the highlight and shadow or setting the white and black points.

Ajuste o balanço de cores.

Depois de corrigir a faixa de tons, você pode ajustar o balanço de cores da imagem para remover cores indesejadas ou corrigir cores saturadas ou apagadas. Com alguns comandos automáticos do Photoshop Elements, tanto a faixa de tons quantos as cores são corrigidas em um passo.

Faça outros ajustes de cor especiais.

Uma vez que tenha corrigido o balanço de cor global de sua imagem, você pode fazer ajustes adicionais para melhorar as cores. Por exemplo, você pode aumentar a saturação para tornar as cores de sua imagem mais vívidas.

Retoque a imagem.

Use as ferramentas de retoque, como a Spot Healing Brush, para remover qualquer ponto de sujeira ou defeitos na imagem.

Avive a claridade da imagem.

Como passo final, avive a claridade dos cantos da imagem. Esse processo ajuda a restaurar detalhes e o sharpness que os ajustes de tonalidade podem ter resduzido.

Corrigindo automaticamente a iluminação e cor

O Photoshop Elements fornece diversos comandos de iluminação e correção de cores tanto no modo Quick quanto no Expert. O comando que você escolhe depende das necessidades de sua imagem.

Você pode experimentar cada um dos comandos automáticos. Se não gostar do resultado de um deles, desfaça o comando através da opção Edit > Undo, e tente um outro. Você raramente precisa usar mais de um comando automático para corrigir uma imagem.

  • Para ajustar uma área especifica, selecione a área com uma das ferramentas de seleção. Se nenhuma seleção for feita, os ajustes serão aplicados a toda a imagem.
  • Escolha uma dos seguinte comandos no menu Enhance:
    • Auto Smart Fix Corrige o balanço de cor global e melhora os detalhes de sombra e luzes, se necessário.
    • Auto Levels Ajusta o contraste global de uma imagem e pode afetar as cores. Se sua imagem precisa de mais contraste, e possuir uma matiz de cor, tente esse comando. O Auto Level funciona por mapear individualmente os pixels mais claros e mais escuros de cada canal de cor para para preto e branco.
    • Auto Contrast Ajusta o contraste de uma imagem sem afetar a cor. Use quando a sua imagem precisa de mais contraste, mas as cores parecem certas. O Auto Contrast mapeia os pixels mais claros e mais escuros da imagem para branco e preto, o que faz com que as luzes pareçam mais claras e as sombras pareçam mais escurar.
    • Auto Color Correction Ajusta o contraste e a cor através da identificação de sombras, meio tons e luzes na imagem, ao invés de canais de cor individuais. Ele neutraliza os meio tons e ajusta os pontos branco e preto usando um conjunto padrão de valores.
    • Auto Sharpen Ajusta o sharpness da imagem através do clareamento dos cantos e adicionar detalhes que os ajustes da tonalidade podem ter reduzido.
    • Auto Red Eye Fix Automaticamente detecta e repara olhos vermelhos em uma imagem.

Sobre histogramas

Você pode usar o histograma para analisar a distribuição de tons da imagem para ver se você precisa corrigi-la. Um histograma mostra a distribuição dos valores dos pixels de uma imagem em um gráfico de barras. O lado esquerdo do gráfico mostra os valores da sombra da imagem (começando no nível 0), e o lado direito  os valores da luz (nível 255). O eixo vertical do gráfico representa o numero total de pixel dentro de um nível.

Você pode visualizar o histograma de um imagem no painel Histogram (F9). Os histogramas estão disponíveis na caixa de diálogo Levels e na caixa de diálogo Camera Raw. Você pode atualizar o histograma a medida que você trabalha na imagem para poder ver como seus ajustes estão afetando a faixa de tons. Quando o ícone Cached Data Warning aparece, clique nele para atualizar os dados do histograma.


Painel do Histograma

A. menu Channel B. menu Panel C. botão de atualização D. ícone Cache Data Warning icon E. Estatísticas.

Se muitos pixels estiverem amontoados na ponta que representa as sombras ou a luz do gráfico, pode indicar que os detalhes da imagem nas sombras ou luzes podem ser cortados – bloqueados como 100% puro ou 100% branco. Existe pouco o que se pode fazer para recuperar esse tipo de imagem. Se estiver trabalhando com uma imagem escaneada, pode tentar re-escanear para produzir uma faixa de tom melhor. Se sua câmera digital puder exibir um histograma da imagem, verifique para visualizar se sua exposição está correta e faça ajustes na exposição se necessário. Veja a documentação de sua câmera para mais informações.

O histograma pode mostrar que uma imagem não está usando a completa faixa de tons disponíveis se alguns pixels não estiverem disponíveis nas sombras e luzes. Você pode corrigir uma imagem com uma faixa de tons limitadas através do alongamento da faixa de tons usando ou os comando de Level ou um das opções em Enhance > Autocommands.

Como ler um histograma

A. Foto saturada com luzes cortadas B. Foto exposta de forma adequada C. Foto sub saturada com sombras cortadas.

Visualizando um histograma

  • Se o painel do Histograma não estiver aberto no Panel Bin, selecione Window > Histogram.
  • Escolha a fonte de exibição do histograma no menu Source:
    • Entire Image Exibe um histograma de toda a imagem, incluindo todas as camadas em um documento multi-camadas.
    • Selected Layer Exibe um histograma das camadas selecionadas no painel Layers.
    • Adjustment Composite Exibe um histograma de uma camada de ajuste selecionada no painel Layers, incluindo todas as camadas sob essa camada de ajuste.
  • Para visualizar o histograma para uma parte de sua imagem, faça uma seleção e escolha uma opção no menu Channel:
    • RGB Exibe um histograma que é uma composição de canais de de cores individuais posto um sobre o outro.
    • Red, Green, and Blue Exibe os histogramas individualmente para os canais de cores.
    • Luminosity Exibe um histograma que representa a luminância ou valores de intensidade dos canais de composição.
    • Colors Exibe o histograma do RGB de composição individualmente para cada cor. Vermelho, verde e azul representa os pixels desses canais. Ciano, magenta e amarelo representam onde os histogramas de dois canais de sobrepõem  Imagens em tons de cinza tem uma única opção de canal: Cinza.
  • Para visualizar as seguintes informações estatísticas sobre uma faixa de valores, arraste no histograma e mantenha pressionada o botão do mouse para destacar a faixa. Para visualizar a informação sobre uma área específica do histograma, coloque o ponteiro do mouse sobre a área:
    • Mean Representa a média de valores de intensidade.
    • Standard Deviation (Std Dev) Representa a variação de valores de intensidade.
    • Median Mostra o valor médio da faixa de valores de intensidade.
    • Pixels Representa o número total de pixels usados para calcular o histograma.
    • Level Exibe o nível de intensidade da área debaixo do ponteiro do mouse.
    • Count Mostra o número total de pixels no nível de intensidade debaixo do ponteiro do mouse.
    • Percentile Exibe o percentual de pixels em um nível debaixo do ponteiro do mouse. Esse valor é expresso como um percentual de todos os pixels da imagem, de 0% da extrema esquerda a 100% a extrema direita.
    • Cache Level Exibe a configuração para o cache da imagem. Se Use Cache For Histograms estiver selecionada na caixa de diálogo Preferences, o Photoshop Elements exibe os histogramas mais rapidamente mais menos acuradamente. Para exibir hidstogramas de forma mais acurada, desmarque essa opção.

Traduzido de helpx.adobe.com