Onde posicionar um monitor em uma vila de vídeo

Nos primórdios da produção de filmes, a única pessoa que podia visualizar o que estava acontecendo no quadro era o operador da câmera. O diretor normalmente não era essa pessoa já que as câmeras eram máquinas mecânicas complexas e grandes.

Assim, o que o diretor fazia? Ele confiava que sua equipe iria obter a tomada que ela queria. Se a visão do diretor não estivesse de acordo com as cenas gravadas na fita, bem, alguém teria que pagar o preço.

Então veio a invenção moderna do monitor. Os olhos por trás da produção não estavam mais cegos para o que estava sendo enquadrado pela câmera. Como um viajante cansando de viajar por trilhas desgastadas, esse nova geração de cineastas lentamente construiu uma civilização no oeste selvagem do monitoramento de filmes.

E assim a vila de vídeo foi formada.

O que é uma Vila de Vídeo?

Uma vila de vídeo é um apelido para área em torno do monitor no set. Ela ganhou esse nome por causa de todas as pessoas que  tendem a se reunir em torna da(s) pequena(s) tela(s).

Algumas dessas pessoas precisam estar ali, outras nem tanto.

O propósito principal da vila de vídeo é permitir que o diretor e membros chaves da equipe de produção visualizem o que a câmera e seu operador vêem através do visor. Isso mantém a área da câmera livre para que assistentes de câmera e operadores façam seu trabalho, enquanto também permite que membros chave da equipe possam tomar decisões fundamentadas sobre o quadro do filme.

Um outro propósito por trás da vila de vídeo é habilitar o diretor a visualizar o filme a medida que ele é criado.

Em um quadro do filme, performances podem ser amplificadas ou subestimadas, movimentos da câmera podem parecer dinamicamente excitantes ou incrivelmente chatos, e acessórios podem despontar em cenas nas quais eles não pertencem. Possuir a habilidade de visualizar o filme de dentro do quadro permite que o diretor faça seu trabalho de forma mais eficiente.

Quem consegue um assento na vila de vídeo?

A vila de vídeo é um dos esterótipos de Hollywood que você vê tomar vida no set. É onde o diretor, os produtores e estrelas possuem cadeiras de lona.

Como resultado, uma vila de vídeo é tipicamente bastante assediada pelas pessoas. Abaixo segue uma lista de quem merece e precisa estar nela:

  • Director
  • Diretor Assistente
  • Supervisor de roteiro
  • Produtor
  • Diretor de fotografia
  • Fiscal (Gaffer)
  • Diretor de Arte e/ou Designer de Produção
  • Coordenador de dublês
  • Atores (algumas vezes…)
  • E muitos outros especialistas da equipe…

E agora uma lista igualmente longa de pessoas que podem obstruir a vista:

  • Assistentes de Produção
  • Extras
  • Amigos de membros da equipe
  • Produtores
  • E muitas outras pessoas sem especializações

Você sabe a sensação de alguém lendo sobre o seu ombro? Imagine essa sensação com um conjunto inteiro de pessoas enquanto você está tentando focar na performance, movimentos de câmera e pequenas nuances que podem tornar um bom filme em um excelente. A verdade é que  única pessoa que realmente precisa estar em uma vila de vídeo é o diretor, especialmente durante as tomadas.

É comum examinar uma vila de vídeo qualquer e observar várias pessoas que não precisam estar lá simplesmente ficando no caminho. É plausível o interesse dessas pessoas em gravitarem em torno do monitor – nada mais do que gratificação instantânea por todo o trabalho feito sendo visto acontecendo – mas o monitor é praticamente um terreno sagrado que é governado pela sua Santidade, o Diretor.

Por isso, quando estiver no comando de uma vila de vídeo, você irá querer maximizar a privacidade do monitor. É uma vila, não uma cidade, e certamente não uma metrópole.

Como e onde organizar sua vila de vídeo

A obrigação de pôr em operação o monitor normalmente cai sobre os Assistente de Câmera. Em produções de grandes orçamentos, existe um Assistente de vídeo que cuidará dessa função, mas em produções de baixo orçamento ou pequenos filmes independentes, os ACs são aqueles que movimentam o monitor em torno do set.

Montar uma vila de vídeo não é tão simples quanto parece. Você pode querer jogar o monitor em qualquer lugar atrás da câmera e liga-lo com o cabo BNC, e, por mais que isso possa dar conta do recado, não é a melhor forma de cuidar da situação. Existem algumas considerações que devem analisadas.

Existem três questões que você deve responder antes de instalar o monitor:

1. Em qual direção a câmera está filmando

Isso pode parecer óbvio, e é, mas o seu monitor de forma nenhuma pode aparecer na tomada nem as pessoas que estão por trás dele.

A razão real para isso ser considerado é que você quer encontrar um ponto ideal para o monitor para que ele permaneça nessa ponto por toda a cena, sem precisar ser movido. Isso significa que você precisa visualizar onde a câmera irá gravar as cenas ao longe, os closeups e qualquer outra tomada.

Se você possuir uma lista de tomadas ou uma ideia do bloco de cenas, será capaz de planejar o posicionamento de sua vila de vídeo melhor.

Mesmo que nem todos os sets ou locações tenham um, frequentemente pode-se achar um ponto para instalar o seu monitor de forma que ele fique fora do campo de visão da câmera em todas as tomadas. Algumas vezes, isso pode significar posiciona-lo em um banheiro ou em um corredor.

2. Para onde os atores estão olhando?

Ok, ótimo. Você achou um pequeno ponto onde a câmera nunca apontará. Mas os atores estarão olhando para esse lado? Nunca deixe que o monitor fique de frente para os atores da cena.

Vamos repetir isso: nunca permita que monitor fique na linha e visão dos atores da cena.

Imagine quão difícil seria para você se perder durante uma performance quando, pelo canto do olho, você enxerga uma pequena visão de você em uma tela. Isso não funciona e muitos atores se irritam com isso. Você não quer ser a pessoa que irrita o ator.

Não tem problema virar o monitor para a cena durante ensaios ou iluminação se alguém solicita isso, mas sempre certifique-se de virar de volta antes de iniciar a gravação da cena.

3. Quão distante está do set?

Os diretores amam seus monitores, mas eles também amam seus atores. Os atores amam eles mesmos, mas ficam perdidos em os diretores.

Por isso, depois de considerar todos os outros itens, você deve tentar instalar o monitor o mais próximo possível do set. Muitos diretores preferem manter um certo nível de intimidade quando estão dirigindo os atores e monitor pode se tornar um muro entre essas interações.

Se um diretor tiver que gritar para fornecer algum feedback ao ator, essa situação não é a idela.

Se você não puder posicionar o monitor muito perto, certifique-se de haver um acesse fácil entre o monitor e o set de forma que quando o diretor de afaste dele não seja uma jornada difícil.

Outros membros da equipe também precisam ter acesso ao monitor com facilidade, não apenas o diretor. Frequentemente um dos membros da equipe precisa conversar com outro durante o ajuste de algum item do set. Sem walkie talkies, a habilidade desses membros poderem ouvirem-se é crucial para que suas tarefas sejam executadas de forma suave e dentro do cronograma da produção.

Lidando com turistas na vila de vídeo

Se você ainda não percebeu, a vila de vídeo tem a tendência de enquadra-se em situações do tipo “muitos cozinheiros na cozinha”. haverão muitas – e eu friso aqui o MUITAS – pessoas que acham o caminho do monitor e ficam por trás dos ombros do diretor, produtores e quem mais tenha um assento na frente do show.

Podemos chamar esses visitantes de “turistas da vila de vídeo”.

Por outro lado, muitas são as pessoas que precisam visualizar o monitor de uma vez: o Diretor Assistente, o Diretor, e o Supervisor de roteiro, pelo menos, são três pessoas que definitivamente precisam ter acesso. Dependendo de sua situação, você pode ter que arranjar um espaço extra para um ator ou produtor.

Eu sei que posso estar sendo confuso. Primeiro digo que que podem haver muitas pessoas assistindo o monitor e somente o diretor deveria faze-lo. Agora eu estou dizendo que você deveria arrumar espaço para pelo menos cinco pessoas.

Quando você estiver procurando um espaço para posicionar o monitor, tem que lidar com um balanço delicado. A maneira mais fácil de fazer isso é encontrar um local que seja grande o suficiente para esse pequeno grupo de pessoas mas não seja grande demais para atrair olhos desnecessários.

Minha teoria é que se as pessoas não puderem achar facilmente uma maneira de visualizar o monitor, elas irão dar meia e volta e não ficarão no caminho. Porém, se você posicionar o monitor em uma área aberta com muito espaço atrás dele, você verá as pessoas se amontoando nesse espaço. Quem estiver entediado ou curioso irá procurar um espaço atrás dessa pequena tela e acredite em mim, todas as pessoas em um ser que não estão trabalhando estão entediadas e curiosas.

É de grande ajuda ter um Diretor Assistente que esteja sobre os extras e equipe e saiba como limpar o espaço, mas a melhor forma de lidar com turistas é encontrar um espaço que seja confortável o suficiente para as pessoas certas.

Uma vila de vídeo ocupada

A vila de vídeo é uma parte necessária de qualquer set de filme e como Assistente de câmera você irá com certeza ser o responsável por ela. Você é um planejador urbano, por assim dizer, e o diretor é o prefeito. Tente ao máximo manter o tráfego desobstruído, as ruas livres e seu trabalho poderá ser considerado bem feito..

Uma vez que você tiver montado a vila, tente não se preocupar demais – você sem dúvida terá  tarefas mais importantes a serem feitas.

E se um impaciente Diretor Assistente bater na tela gritando “sem imagem”,  apenas ignore-o.

Traduzido de theblackandblue.com