Guia rápido de uso do editor Novacut

O Novacut é um projeto cujo foco é desenvolver um editor de vídeo e plataforma de distribuição de código aberto para cineastas independentes. O desenvolvimento do projeto passa por várias fases. A primeira foi o desenvolvimento do back-end do editor, que foi seguida pelo projeto da interface. O projeto da interface do Novacut foca em tornar o fluxo de trabalho necessário para HDSLRs mais suave e menos sujeito a erros.

Nesse artigo, veremos como usar Novacut e seus módulos para montar um filme a partir de videos capturados por uma câmera de vídeo HD. Para isso, usamos o Dmedia, uma aplicativo que acompanha o Novacut, para capturar os vídeos gerados pelo equipamento e adiciona-los a um nova projeto.

O primeiro passo para capturar clips de vídeo com o Dmedia, é criar um projeto. Quando você abre o Dmedia, vai se deparar com a seguinte tela:

Novacut2_html_m3b36bd0c

Nessa tela, digite um nome para o seu projeto na caixa de texto onde está o texto “New Project Name” e clique no botão “Create Project”. Você passará para a seguinte tela;

Novacut2_html_m38dda83c

Na fase atual do Dmedia, ele foi projetado para importar vídeos de câmeras SLR, que gravam os vídeos gerados por ela em cartões de memória. Se a sua câmera for desse tipo, agora você precisará apenas conectar sua câmera ou cartão de memória no computador para o Dmedia reconhecer o dispositivo e baixar os clips de vídeo para o seu projeto recém-criado. Quando o download estiver finalizado, clique em “Stop Importer”.

Se você precisar capturar o vídeo que você filmou através de uma conexão firewire (também conhecida como i.Link ou IEEE 1394), precisa antes de abrir o Dmedia disparar alguns comandos na linha de comando. As instruções de como capturar streams de uma câmera HDV no linux você pode pode obter nesse link.

Ao terminar a captura usando a conexão Firewire conforme descrito no artigo, você terá no seu disco rígido um arquivo com extensão m2t que contém todos os clips de vídeo que você filmou. Apesar de você poder utilizar esse arquivo diretamente no Novacut, recortando tomadas individuais e ordenando-as na ordem desejada para montar o seu filme, talvez seja mais prático “quebrar” o arquivo em tomadas antes do processo de edição.

Atualmente, o Dmedia ainda não suporta captura de vídeos com divisão de cenas. Isso deve ser feito com aplicativos de terceiros, podendo ser feito pela linha de comando ou com algum editor de vídeo mais rudimentar. Como o Novacut é um projeto novo, espera-se que muito em breve seja adicionado ao Dmedia esse recurso.

Todo processo de captura de uma vídeo a partir de uma câmera HDSLR pode ser assistido nesse vídeo disponível no canal oficial do Novacut no Vimeo:

Após capturar os vídeos, chegou a hora de começar a montar seu filme, através do processo de recorte dos clips e montagem destes na ordem desejada. Para fazer isso, fechamos o Dmedia e abrimos o Novacut, que fica localizado no mesmo menu onde o primeiro está localizado. Ao abrir o Novacut, você verá a seguinte tela:

Novacut2_html_76ffa6b8 

Essa tela listará os projetos que você criou no Dmedia. Ao escolher um dos projetos, você irá diretamente para a área de trabalho do Novacut, como pode ser vista abaixo:

Novacut2_html_m341ac45c

Os clips de vídeo capturados aparecerão sob a aba Clips na parte superior da tela. Recomendo que você assista ao vídeo abaixo que lhe dará uma ideia de como trabalhar com os clips importados de sua câmera para o projeto Novacut:

Para montar o vídeo você deve mover os clips para a parte inferior do vídeo, onde eles devem estar na sequência que devem aparecer no vídeo. Você pode usar a parte central da tela (a grande área lilás) como uma zona temporária de depósito dos clips antes de arruma-los na sequência.

Se quiser usar apenas parte de um clip, você pode alterar o início e fim (que são indicados pelos números que aparecem no canto superior direito de cada clip) apenas rolando o mouse para cima ou para baixo com o cursor do mouse sobre um dos quadros do clip (o quadro superior é o início do clip e o quadro inferior é o fim do clip).

Quando terminar de montar o seu filme, clique no botão circular em vermelho com o N branco localizado no canto superior direito da janela do Novacut e selecione a opção Render no menu que aparece. O Novacut irá gerar, em segundo plano, um vídeo com os clips que estiverem dispostos na sequência criada na parte inferior da janela.

Para acompanhar o desenvolvimento do Novacut, acesso o blog oficial do projeto. Para instalar o projeto no Ubuntu, siga as instruções disponíveis no launchpad, na seção Technical details about this PPA.

  • Eric_Schneider

    Qual a diferença entre o Novacut e o Adobe Premiere? Servem para a mesma finalidade?
    Tenho pouca experiencia com edição de videos, mas já utilizei o Premiere e gostei muito (apesar de ser bem complexo)

    Um abraço,
    Eric (Guia TV Map).

    • Eric, olá.
      O Novacut é um projeto bastante novo que tem por objetivo desenvolver um aplicativo de edição de vídeo para o Linux (com foco principal no Ubuntu). Como seu desenvolvimento é bastante recente, ele ainda não tem os mesmos recursos disponíveis em aplicativos como o Adobe Premiere ou o Apple Final Cut, apesar de ter introduzido uma nova maneira de lidar com os vídeos exportados que parece ter bastante potencial. Caso queira testa-lo, pode instala-lo em maquina com o sistema operacional Ubuntu (atualmente, o foco dele é exportar vídeos de câmeras DSLR).
      Espero ter ajudado,
      Kleber Mota