Guia rápido de uso do Final Cut Express

O Final Cut Express é a versão mais barata da suite de edição profissional. Esta versão lhe dá a capacidade de sincronizar imagem e som, adicionar efeitos especiais e exportar projetos em uma grande variedade de formatos de vídeo.

Passo 1 – Abrir o programa e adicionar mídia

Quando você abre o Final Cut Express, o programa automaticamente inicia um projeto em nomo. Na barra de menu selecione File > Save As e navegue até a pasta da área de trabalho. Abra a pasta Projects e nomeie seu projeto antes de clicar em Save. Você irá ver agora quatro janelas. No canto superior esquerdo fica a janela Browse, onde a mídia importada é armazenada. Na parte de baixo da tela fica a Timeline, onde você pode arrastar e soltar a mídia e rearranjá-la no tempo. Acima da Timeline e no meio da tela fica o Viewer, que pode ser usado para fazer ajustes nos clipes de seu projeto. No canto direito fica o Canvas, onde você pode assistir o conteúdo atual da Timeline.

Abaixo segue um mapa de que a área de trabalho do Final Cut Express deve parecer:

FinalCutExpress_html_736393f1

Seu primeiro passo é obter a mídia que será usada em sua história digital. Acesse File > Import e selecione uma das opções desse menu.

Passo 2 – Editando na Timeline

É recomendado pôr o voiceover na Timeline em primeiro lugar, por ser uma peça finita de mídia com um início e um fim. Fica bem fácil usar o voiceover como base e então por imagens que batam com a voz.

Para pôr o voiceover na Timeline, primeiro localize a pasta com o voiceover em Browse. Certifique-se que nenhuma outra pasta esteja selecionada. Arraste e solte a pasta de voiceover inteira na pasrte esquerda da segunda metade da Timeline, na parte nomeada A1 (Audio track 1) e A2 (Audiotrack 2).

Na Timeline, você deve ver uma linha preta com um triângulo amarelo na parte de cima, chamado de playhead (algo como ponto de execução). Sua playhead estará no final de seu clip de áudio.

FinalCutExpress_html_m777ad764

Para voltar ao início da Timeline, mova a barra de rolagem na parte de baixo dela para a esquerda. Depois clique na área cinza na parte superior da Timeline. Sua playhead irá saltar para o local onde você clicou.

Assim que a playhead esteja no início da Timeline, pressione a barra de espaço do teclado, e ela irá se mover pela Timeline. Você poderá escutar a voz, mas a janela Canvas ficará preta pois não há imagens na Timeline ainda.

Passo 3 – Editando o voiceover

O próximo passo é editar o ritmo do voiceover. Ouça todo o voiceover, e decida se precisa encurtar ou alongar alguma pausa. Você pode ajustar o tamanho de um clip de áudio usando a ferramenta de seleção.

Existem duas funções básicas da ferramenta de seleção no Final Cut Express. Se você clicar no meio de um clip e arrastar ele para a esquerda ou para a direita, pode alterar sua localização na Timeline sem alterar sua duração. Se colocar o ponteiro nas margens de um clip (de forma que o cursor mude para uma seta de suas pontas) e arraste para a esquerda ou para a direita, pode mudar a duração do clip. Use essa ferramenta para encurtar qualquer pausa entre os clips de seu voiceover. Você pode aumentar uma pausa afastando os clips na Timeline para criar espaços entre eles possibilitando de serem aumentados.

Passo 4 – Adicionando imagens

Seu próximo passo é começar a anexar imagens. Abra sua pasta de imagens e localize a primeira imagem que quer usar. Certifique-se de que é a única imagem selecionada e arraste e solte ela na faixa Video 1 da Timeline de forma que o lado esquerdo da imagem cinza fique em cima da linha do playhead. Quando você enxergar uma seta preta apontando para baixo, solte a imagem. Se você mover a playhead de forma que fique fora da imagem, você verá a imagem no Canvas.

Agora você pode usar a ferramenta de seleção para encurtar ou alongar o clip da imagem, da mesma forma que foi feita para os clips de áudio. Sua tarefa aqui é trabalhar na sua história do início ao fim, pondo as imagens onde quiser. Execute cada edição, para ter certeza que a imagem na tela esteja no lugar certo e na quantidade de tempo correta.

Passo 5 – Adicionando e Editando Vídeo

Para editar vídeo, dê um clique duplo sobre sua pasta de vídeo para abrir ela em Viewer. Você verá uma playhead aqui, e pode executar o clip, configurando os pontos de entrada (in) e saída (out) através do pressionamento das teclas I e O do teclado. Depois disso você pode arrastar e soltar o clip da Timeline e ajustar o tamanho. Nota: Certifique-se de não sobrepor o áudio do voiceover ao áudio do vídeo; você pode por o vídeo na faixa V2 por segurança.

Uma vez que o clip de vídeo estiver na Timeline, você pode desassociar vídeo e áudio clicando no botão Linked Selection mostrado abaixo. Uma vez desassociado, pode fazer mudanças ao vídeo e ao áudio sem afetar o outro.

FinalCutExpress_html_m3d1fc195

Passo 6 – Panning e Zooming

Para executar pan ou zoom em uma imagem, você precisa configurar keyframes. Por exemplo, para fazer zoom no rosto de uma garota, precisamos criar dois keyframes – uma que mostre como queremos que o clip pareça no início do zoom e outro que mostre como queremos que o clip pareça no final do zoom.

FinalCutExpress_html_m432d84f3

Ache um clip que você queira fazer zoom, e clique sobre ela na Timeline para selecioná-lo. Mova a playhead para o ponto da Timeline onde você quer que o zoom inicie. Na janela de Canvas, clique no pequeno botão redondo com o diamante, e depois no botão Add keyframe. Use o wireframe (as retas localizadas sobra a imagem) do Canvas para ajustar o tamanho e posição da imagem de forma que fique do jeito que você quer que fique no início do zoom.

Agora mova a playhead para o ponto da Timeline onde você quer que o zoom termine. Clique no botão Add Keyframe para configurar o segundo keyframe. Novamente, use os wireframes do Canvas para manipular a imagem até que fique do jeito que você quer que fique no final do zoom. Execute a seção que você acabou de trabalhar para visualizar suas alterações.

Você pode usar o mesmo procedimento para criar um efeito de pan: configure o primeiro keyframe no local da Timeline onde o pan deve ser iniciado, usando o wireframe para posicionar a imagem no ponto de inicio do pan; depois mova a playhead para a posição da Timeline onde deve terminar o pan, clique no botão com o diamante para adicionar o segundo keyframe e reposicione a imagem no Canvas.

Passo 7 – Composição (títulos)

A maneira mais fácil de pensar sobre camadas no Final Cut é criar um título. No canto inferior direito da janela Viewer, clique sobre a letra A e siga para baixo até Title 3D. Na caixa de diálogo que aparece, digite seu título, e use os controles para ajustar a fonte, cor, tamanho, etc. Depois clique em Aplicar. Você verá seu título na janela Viewer.

Antes de poder arrastar seu título na Timeline, precisa ter certeza de que o wireframe esteja desligado. Na parte de cima da janela Viewer, clique no botão com o quadrado e certifique-se de a marcação esteja como “Image”.Agora, você pode arrastar e soltar o título na faixa Video 3, e ele aparecerá sobre qualquer imagem que esteja na faixa Video 1 nesse ponto da Timeline. Você pode usar o wireframe no Canvas para posicionar o título sobre outra imagem. Você pode aplicar uma transição se quiser. O título agora é uma camada que reside sobre uma outra (que é a imagem por baixo dele).

FinalCutExpress_html_2fa9ac26

O mesmo conceito pode ser aplicado a múltiplas imagens ou clips de vídeo. O importante a lembrar é que se você tiver duas camadas do mesmo tamanho (720×480), e a de cima não totalmente transparente ou parcialmente transparente, então você não poderá enxergar a camada de baixo. O título, por exemplo, é muito menor do que a imagem que fica por baixo dele, e o espaço em volta dele é transparente, por isso a composição funciona e você pode ver as duas imagens de uma vez. Sua escolha para conseguir uma boa composição é ou usar uma camada superior menor do que a inferior ou usar uma camada superior parcialmente transparente.

Passo 8 – Adicionar Transições

Quanto trabalha, trabalham com vídeos, muitas pessoas não usam transições além dos próprios cortes de edição, mas quando trabalham com imagens, as transições podem ajudar a fluir seu projeto. A transição cross dissolve (dissolvição em forma de cruz) é a forma mais básica de fazer isso.

Para adicionar uma transição, clique na aba Effects em Browser. Clique na pasta Video Transitions, e depois na pasta Dissolve. Clique no ícone de Cross Dissolve e arraste e solte a transição na Timeline, cobrindo o local entre duas imagens. Você pode usar a ferramenta de seleção para aumentar ou diminuir a duração da transição.

FinalCutExpress_html_65e86c18

Passo 9 – Adicionando música

Certifique-se que você tenha copiado todos os arquivos de música que quer usar em sua pasta soundtrack. Em seguida importe a pasta para o Browser. Você pode então arrastar e soltar cada clip de áudio na faixa Audio 3/ Audio 4. Dessa forma, você está pondo os clips de áudio em camadas. Você pode aumentar ou diminuir o som de cada clip pela aplicação de um cross fade, usando a aba Effects na janela Browser (Olhe na pasta Audio Transistions).

FinalCutExpress_html_m33875921

Você pode também alterar o volume de todo o clip colocando o cursor sobre o clip e movendo a linha rosa (linha do volume) para cima ou para baixo. Outra forma de alterar o volume e usar a ferramenta Pen para configurar pontos na linha de volume. Você pode então manipular esses pontos para cima e para baixo para alterar o volume em apenas uma seção do clip de áudio.

Passo 10 – Exportando um filme

Quando tiver terminado a edição, clique em File > Export. Nesse ponto, você poderá decidir que tipo de arquivo deseja e a qualidade e tamanho relativo desse arquivo. É recomendável exportar um arquivo maior para por em um DVD e um comprimido (menor) para por em um CD ou na web.