Guia rápido de uso do Adobe Premiere Elements

O artigo a seguir é um resumo em português do e-book disponível no site prodesigntools.com e cobre os principais tópicos para começar a usar o Adobe Premiere Elements a partir da versão 9. Se quiser obter o e-book inteiro, acesse esse link.

1. Visão geral da área de trabalho

Quando você inicia o Adobe Premiere Elements, a tela inicial lhe oferece três opções:

  • O botão Organizar abre o Elements Organizer. Aqui, você pode organizar e gerenciar seus vídeos, executar algumas edições rápidas, criar projetos automaticamente a partir desses vídeos (Esse é o mesmo Organizador usado no Photoshop Elements).
  • O botão Novo Projeto abre o Editor do Premiere Elements com um projeto em branco.
  • O botão Abrir Projeto fornece a você uma lista dos projetos editados recentemente.

2. Como importar vídeo

Existem quatro métodos básicos para adicionar mídia a seus projetos: captura de um fita ou fontes ao vivo, importação de outros tipos de armazenamento, adicionar a partir do organizador ou efetuar gravações a partir de um microfone.

Fontes comuns de arquivos de mídia
  • Filmadoras DV
  • Filmadoras HDV
  • Filmadoras ou discos de DVD
  • Filmadoras AVCHD ou telefones com câmera
  • Webcam ou dispositivo WDM
  • Câmeras fotográficas
  • Arquivos ou pastas
Tipos de arquivos que você pode importar
  • AVI
  • Flash
  • RAW
  • Filmstrip
  • MPEG
  • Windows Media
  • Quicktime
Adicionando arquivos de mídia a partir de filmadoras

A captura envolve gravar o vídeo e o áudio diretamente no disco rígido de uma filmadora DV ou HDV, webcam ou outro dispositivo WDM. O Adobe Premiere Elements automaticamente detecta o dispositivo de captura anexado e ajusta todas as configurações automaticamente. A janela de Captura fornece controles que permitem que você controle remotamente o dispositivo, tornando fácil capturar, pausar e interromper o vídeo em seu dispositivo.

  1. Conecte a filmadora através do cabo USB 2.0 ou IEEE 1394
  2. Ligue a filmadora e mude para o modo de playback, que pode estar nomeado como VTR, VCR ou Play
  3. Clique em Organize, e depois em Get Media
  4. Selecione a opção adequada ao dispositivo que você conectou ao computador
  5. Informe um nome para o clip
  6. Escolha um local para salvar o clip
  7. Por fim, selecione as opções de exportação do vídeo
  8. Clique no botão Capture
  9. Quando terminar a captura do vídeo, clique no botão Pause.

Quando você adiciona arquivos de mídia ao seu projeto, eles são adicionadas a janela Projetos e a área de trabalho do Organizador. Cada arquivo é representado por uma miniatura, chamada clip. Clips, não importando se contenham áudio, vídeo ou imagens, são os blocos de construção de seu filme.

3. Como editar clips

Editar os clips envolve pré-visualizar e recorta-los para eliminar material desnecessário.  Pode também incluir rever propriedades do clip como velocidade, direção e duração. Se os seus clips foram gerados por outros programas, você pode também editá-los em suas aplicações originais de dentro do Premiere Elements.

Trabalhando com a janela de pré-visualização

Apesar da Timeline ser o espaço de trabalho principal para montar os clips em um filme, a janela de pré-visualização fornece recursos úteis para visualizar clips, configurar pontos de entrada (In) e saída (Out) e adiciona marcadores aos clips. Um clique duplo sobre qualquer clip na janela Projetos carrega-o na área de Pré-visualização. A régua de tempo representa graficamente a duração completa de um clip.

Ferramentas de edição

Você usa as ferramentas de edição da Timeline do painel Monitor para recortar clips, dividi-los e alterara velocidade deles. Quando você edita clips na Timeline, o ponteiro do mouse muda para a ferramenta ativa. Se o ponteiro mudar para o ícone de um circulo vermelho com uma barra, você não pode usar a ferramenta no clip que está sob o ponteiro do mouse.

Aumentando ou diminuindo o Zoom na Timeline

Quando você aumenta o zoom na Timeline, o Premiere Elements amplifica a Timeline em torno do indicador de tempo selecionado, permitindo que você examine partes pequenas da mídia. Você também pode aumentar o zoom ao adicionar um clip a Timeline, amplificando o local em torno do indicador de tempo. Essa técnica permite que você veja melhor o local da inserção antes de liberar o botão do mouse. Em contraste, diminuir o zoom mostra mais da Timeline, dando a você um visual sumário do filme.

Para aumentar ou diminuir o zoom ao adicionar um clip, pressione + ou – enquanto mantem o botão do mouse pressionado. Para aumentar ou diminuir o zoom da Timeline, arraste o slider para direita ou para a esquerda ou use os botões Zoom In/Zoom Out.

Recortando um clip no painel Monitor

Você pode montar filmes de diversas maneiras, mas todas elas envolvem selecionar pedaços de clips. Você raramente usa um clip inteiro. Os pontos In/Out definem o início e termino do quadro que você quer usar. Configurar esses pontos não apaga o quadro do disco rígido, apenas isola a parte do clip que você quer incluir no filme.

Você sempre recorta um clip a partir do final. Para recortar quadros do meio do clip, você precisa dividir o clip e então recortar os quadros desejados do final do primeiro novo clip ou do início do segundo. Você pode recortar um clip clicando nos botões Set In ou Set Out da janela de pré-visualização, arrastando os indicadores no painel Monitor enquanto visualiza a Sceneline ou arrastando o final do clip na Timeline.

4. Como adicionar transições

Ao usar transições, você pode encerrar gradativamente um clip enquanto inicia outro, ou pode estilizar o inicio ou termino de um único clip. Uma transição pode tão sutil quanto um cross dissolve ou tão enfática quando uma virada de página ou um giro da tela. Você normalmente insere uma transição em um corte para incluir clips em ambos os lados – uma transição de dois lados, mas pode aplicar também uma transição apenas ao início ou fim de um clip – uma transição de um lado.

Para adicionar uma transição de dois lados, arraste as transição do painel Tarefas para um retângulo que fica entre dois clips na Sceneline. Para adicionar uma transição de um lado, caso o clip não tenha um clip ao lado, arraste a transição para esse lado. Caso ele tenha um clip ao seu lado, arraste o clip e em seguida clique no botão Propriedades e no menu Alinhamento, selecione Start At Cut ou End At Cut.

Onde acessar as transições

As transições disponíveis estão listadas na área de trabalho de edição, no painel tarefas e são organizadas em duas categorias principais, Transições de Vídeo e Transições de Áudio. A primeira possui miniaturas associadas a cada uma que mostram como afetam os clips. Selecione uma transição para sua miniatura de mover.

5. Como adicionar títulos

Para criar um novo título:

  • Selecione File > New > Title
  • Faça uma ou mais das seguintes mudanças usando as ferramentas de desenho do lado direito do Monitor:
    • Clique na ferramenta de seleção e altere a posição do texto
    • Clique na ferramenta de tipo para alterar a escrita do texto
    • Clique na ferramenta de cor para alterar a cor do texto
  • Use a seção de Opções de texto no painel Tarefas para alterar algum desses atributos do texto
    • Fonte ou estilo da fonte
    • Tamanho
    • Alinhamento

Para editar um texto, dê um clique duplo sobre o título na Timeline.

6. Como compartilhar o vídeo

Você pode compartilhar os filmes editados no Premiere Elements em uma variedade de tipos de arquivos na web, dispositivos móveis, fita de vídeo, Video CDs e Super Video CDs. Você pode também copiar e salvar os projetos para edição e armazenamento. A área de trabalho Compartilhamento no painel Tarefas possui tudo que você precisa para salvar e compartilhar seu projeto. Você pode salvar seu projeto para visualização na web, em um celular, em um computador, DVD, Blu-ray, e mais.

Você pode iniciar um novo compartilhamento clicando em qualquer uma das opções de compartilhamento disponíveis. Cada uma dessas opções abre uma nova tela no painel Tarefas que fornece opções específicas e configurações para compartilhar os respectivos tipos de mídia.