Iluminação usando três pontos

A iluminação é um dos aspectos mais importantes dos filmes. Ela dá o tom do filme ao mesmo tempo que permite que imagens de duas dimensões pareçam com a vida real tri-dimensional.  Seja você um produtor com um grande orçamento filmando em 35mm ou um diretor independente trabalhando com um orçamento apertado e um câmera digital emprestada, iluminação é uma coisa necessária para que as pessoas possam ver o seu filme.

O sistema de iluminação usando três pontos (three-point lighting) é o esquema de iluminação mais comum usando em filmes. Esse esquema usa uma  key light (luz chave), uma fill light (luz de preenchimento), e uma back light (luz de fundo ou rim light – luz de rebordo). Usando essas três fontes de luz de diferentes direções cria um senso de profundidade em pessoas e objetos que garante que tudo se apreça tri-dimensional.

Key Light (Luz chave)

A luz chave é a principal luz usada para iluminar o sujeito. É normalmente posicionada 15 – 45 graus de um lado da câmera e direcionada para baixo 15 – 45 graus sobre o sujeito. Essa luz representa a fonte de luz primária de uma cena, simulando o sol, uma janela, uma lâmpada ou outra fonte de luz.

Fill Light (Luz de preenchimento)

Após posicionamento da luz chave, você observará uma sombra forte ao lado do sujeito oposto a luz chave. A luz de preenchimento existe para reduzir essa sombra mas não elimina-la inteiramente (sombras fornecem um senso de profundidade). Uma luz de preenchimento deve ser posicionada ao lado da luz chave mas precisa ter metade do brilho e não ser posicionada na mesma altura. Não posicione essa luz com o mesmo ângulo da luz chave. A função dessa fonte de luz é simular outras fontes de luz ou luzes que são refletidas sobre outros objetos.

Back Light (Luz de fundo ou Rim Light – Luz de rebordo)

A luz de fundo precisa ser posicionada atrás do sujeito na posição oposta da câmera mas sobre ambas, de forma que a luz não incida diretamente na câmera. Essa luz criará um brilho leve nas costas do sujeito e o separará do fundo. Isso evita que o sujeito de parecer bidimensional no filme. Algumas vezes é referenciada como efeito hallo.

Alterando o humor

Se você estiver filmando uma comédia ou algo com um espirito mais leve, irá desejar aumentar a luz de preenchimento. Aumentando a intensidade dessa luz seu sujeito será iluminado mais uniformemente e você terá um humor mais alegre. Se estiver filmando uma peça mais dramática, diminua a luz de preenchimento e aumente a quantidade de sombra. Uma iluminação mais escura ajuda a criar suspense e tensão.

Além da iluminação usando três pontos

Naturalmente, existem muitas variações desse esquema e luzes adicionais são frequentemente adicionadas, mas em 95% dos casos, esse esquema simples irá dar conta do recado. Uma vez que você tiver dominado essa técnica e seja capaz de criar e manter um humor geral através do filme, sinta-se livre para experimentar. Porém, até que atinja essa patamar, não se exceda demais ou pode arruinar um bom filme com uma iluminação ruim.

Fonte: suite101.com