Publicando sua aplicação no Marketplace do Windows Phone

Quando a sua aplicação estiver pronta, você pode vende-la no Marketplace do Windows Phone. Os consumidores podem compra-la e baixa-la de um local cntralizado e os pagamentos são automaticamente direcionados para você. Para um guia geral sobre a venda de suas aplicações no Marketplace, veja Best Practices for Application Marketing.

Esse artigo lhe guiará através dos passos necessários para submeter sua aplicação para distribuição através do Marketplace do Windows Phone. O ciclo de desenvolvimento de aplicações Windows Phone consiste dos seguintes passos:

  1. Registre-se como um Desenvolvedor Windows Phone
  2. Desenvolva e Teste a sua aplicação
  3. Monte os pré-requisitos para a certificação
  4. Submeta sua aplicação para a certificação
  5. Link sua aplicação ao catálogo do Marketplace
  6. Atuialize sua aplicação na MArketplace

O App Hub é o website onde você registra sua inscrição como desenvolvedor Windows Phone. O AppHub também é o local onde você submete e gerencia as aplicações que você distribui através do Marketplace. Você deve registrar a sua inscrição como desenvolvedor Windows Phone antes de começar a criar aplicações porque algumas tarefas do desenvolvimento, como a instalação da aplicação em um telefone para teste, requerem uma conta na AppHub.

Agora, você está pronto para começar a desenvolver aplicações para o Windows Phone. O artigo Criando uma aplicação para Windows Phone, contém um resumo das informações necessárias para começar. O artigo Code Samples for Windows Phone do MSDN fornece a você um ponto de inicio para a implementação de novos recursos, e o artigo Education Catalog fornece uma ampla variedade de artigos, tutoriais e utilitários para ajudar os iniciantes e desenvolvedores experientes.

Desenvolvendo e testando a sua aplicação

Você pode usar tanto o Simulador do Windows Phone quanto um telefone real para desenvolver e testar a sua aplicação. Para mais informações sobre o Simulador do Windows Phone, veja Windows Phone SDK Tools. Para mais informações sobre como desbloquear seu telefone para desenvolvimento e teste, veja Deploying and Testing on Your Windows Phone.

Preparando os ícones de sua aplicação

As imagens que representarão a sua aplicação no telefone do usuário incluem um arquivo para ser exibido na tela de início e outro para a lista de aplicações instaladas. Esses arquivos devem existir em seu projeto Windows Phone. Quando submeter sua aplicação para certificação, esses arquivos serão parte de seu arquivo XAP.

O Kit de preparação do Marketplace

O Kit de teste do Marketplace fornece um conjunto de testes automatizados, monitorados e manuais para lhe ajudar a garantir que as suas aplicações sejam aceitas no Marketplace na primeira vez que você submete-las. O Kit permite que você teste sua aplicação em relação aos requisitos da certificação direto do Visual Studio. Para obter mais informações, veja Windows Phone Marketplace Test Kit.

As duas sub-seções a seguir explicam os pré-requisitos chave necessários para que você possa submeter sua aplicação. Para um checklist de requisitos, veja Application Submission Checklist.

O arquivo XAP

Quando você finalizar a sua aplicação e compilado seu projeto no Visual Studio, ele cria um arquivo XAP para a sua aplicação. O arquivo XAP contém o arquivo executável e todos os recursos necessários da aplicação. Esse arquivo é o único arquivo que você precisa enviar durante o processo de submissão.

Elementos artísticos de sua aplicação

Quando você submete sua aplicação para certificação, fornece também os elementos artísticos que irão representar a sua aplicação no catálogo do Marketplace. Para obter mais informações, veja o artigo Application Artwork.

Depois que você tiver atendido todos os pré-requisitos, está pronto para submeter a sua aplicação para o AppHub para certificação. Para a lista completa de requisitos para a certificação, veja o artigo Application Certification Requirements for Windows Phone. Depois que a aplicação tiver cumprido com os requisitos para a certificação, você será notificado. Se escolheu a opção de publicação automática durante o processo de submissão, sua aplicação será automaticamente publicada, senão você pode publica-la manualmente através do Painel de controle do AppHub. Também no AppHUb você pode revisar a qualquer momento as suas submissões de aplicação.

Depois que sua aplicação tiver sido publicada, ela aparece no catálogo do Marketplace. Você pode criar links que levam diretamente a sua aplicação no catálogo do Marketplace. Esses links podem ser usados em e-mails, mensagens de texto de aplicações. Para obter mais informações, veja How to: Link to Windows Phone Marketplace Content.

Depois que a sua aplicação tiver sido publicada, se você quiser efetuar alterações ou lançar novas versões dela a seus usuários, precisa submeter uma atualização. Para mais informações, veja Updating Applications in Windows Phone Marketplace.