Tomadas, ângulos e movimento de câmera, iluminação, cinematografia e mise en scene

Nesse artigo, publicado originalmente no site skwirk.com.au, dá uma visão geral sobre os conceitos básicos relacionados a fotografia de filmes, como uso da câmera, iluminação e outros.

Tomadas de Câmera

Uma tomada da câmera é a quantidade de espaço que é visto em um frame. As tomadas da câmera são usadas para demonstrar aspectos diferentes da configuração, personagens e temas do filme. Como resultado, as tomadas são muitos importantes para modelar o significado do filme.

Uma tomada extremamente grande contém uma grande parte da paisagem. É frequentemente usada no inicio da cena ou filme para estabelecer a locação. Também é conhecida como uma tomada de estabelecimento.

Uma tomada grande contém a paisagem mais dá à audiência uma visão mais específica do conjunto. Um tomada grande mostra à audiência as construções onde a ação itá acontecer.

Uma tomada completa contém uma visão completa dos personagens. A partir dessa tomada, a audiência pode notar o que os personagens estão vestindo e também pode ajudar a demonstrar as relações entre eles.

Uma tomada média contém os personagens ou um personagem da cintura para cima. A partir dessa tomada, s audiência pode ver os rostos dos personagens mais claramente assim como a sua interação com outros personagens. Ela pode ser conhecida também como uma tomada social.

Um close-up contém apenas o rosto de um personagem. Isso permite que a audiência entende as emoções do ator e também permite que eles sintam empatia pelo personagem. Também é conhecida como uma tomada pessoal.

Um close-up extremo contém uma parte do rosto do personagem ou de outros objetos. Essa técnica é bem comum em filmes de terror. Esse tipo de tomada cria estado de espirito intenso e fornece interação entre a audiência e o espectador.

Quando estiver analisando um filme você deve sempre pensar sobre as diferentes tomadas de câmera e porque elas estão sendo usadas. Na próximo vez que você estiver no cinema ou assistindo televisão observe quais tomadas de câmera estão sendo usadas.

Ângulos de câmera

É importante que você não confunda ângulos e tomadas de câmera. As tomas são usadas para demonstrar diferentes aspectos das configurações, temas e personagens. Os ângulos da câmera são usados para posicionar o espectador de modo que entendam as relações entre os personagens. Esses ângulos são muito importantes para moldar o significado do filme.

Os exemplo a seguir lhe ajudarão a entender as diferenças entre os diferentes ângulos de câmera.

Um ângulo de olho de pássaro é um ângulo que olha diretamente de baixo para cima em uma cena. Essa ângulo é frequentemente usado como um ângulo de estabelecimento, junto com uma tomada extremamente longa, para estabelecer a configuração da cena.

Um ângulo alto é um ângulo de câmera que olha um sujeito de baixo para cima. Um personagem com um ângulo alto parecerá vulnerável ou pequeno. Esses ângulos são frequentemente usados para demonstrar para a audiência uma perspectiva de um personagem em particular.

Um ângulo de nível do olho coloca a audiência no nível de observação do personagem. Este é o ângulo mais usado na maioria dos filmes e permite que o espectador se sinta confortável com o personagens.

Um ângulo baixo é um ângulo de câmera que olha um personagem de cima para baixo. É o contrário do ângulo alto e torna a aparência do personagem mais poderosa. Isso pode fazer que a audiência se sinta vulnerável e pequena ao observar o personagem. Isso pode ajudar a faze-los sentir empatia se estiverem vendo o frame do ponto de vista de outro personagem.

Por último, um outro ângulo de câmera que você utilizar é o ângulo holandês. Esse ângulo é usado para demonstrar a confusão do personagem.

Movimentos da câmera

Os compositores de filmes usam os movimentos da câmera para moldar seu significado. Abaixo seguem alguns exemplos de movimentos de câmera comuns e como eles pode ser usados>

O crane shot é usado com frequência pelos compositores de filme para indicar o final de um filme ou de uma cena. O efeito é alcançado pela câmer sendo colocada em um guindaste que pode se mover para cima.

A tracking shot e a dolly shot tem o mesmo efeito. Na tracking shot a câmera move-se em faixas enquanto na dolly shot ela é montada em carrinho para alcançar o efeito desejado. Esse movimento é usado de várias formas mas é mais comumente usada para  explorar um ambiente. Usando esses movimentos o compositor do filme dá ao espectador um tour detalhado da situação. Pode ser usado também para seguir um personagem.

O panning é usado para dar ao espectador uma visão panorâmica de um ambiente. Pode ser usado para estabelecer uma cena.

Outros

O Evangelion shot é derivado da popular série anime ‘Neon Genesis Evangelion’. Esse movimento começa com um close-up extremo e vá se afastando abruptamente, criando um efeito indefinido que enfatiza a velocidade e o tamanho do objeto.

Iluminação

A iluminação é um aspecto muito importante para moldar o significado de um filme. Qual o tipo de atmosfera criada em uma sala iluminada por velas? Você já ouviu falar do humor da iluminação? Um quarto que é iluminado por luzes de néon pode parecer estéril ou uma sala sombria pode ser estranha ou assustadora. Os técnicos de iluminação da equipe de filmagem tem a tarefa de criar a iluminação para se adequar ao humor e atmosfera de cada cena do filme.

Cinematografia

A cinematografia é a combinação das técnicas descritas nesse artigo. Isso inclui tomadas de câmera, ângulos de câmera, movimento de câmera e iluminação. O uso do termo é utilizado para agrupar todas essas técnicas.

Mise en Scene

Mise en scene refere-se a todos os objetos e personagens em um frame em particular. Mais especificamente, refere-se a composição do frame. Quando você usa esse termo, está discutindo onde o compositor ou diretor coloca os elementos da cena dentro do frame.

Traduzido de