Como gravar áudio de alta qualidade para filmes

Nesse artigo de Sean Vicent, um engenheiro de som profissional com 18 anos de estrada, envolvido com a produção de filmes independentes, mostra como evitar a maioria dos erros possíveis na gravação de áudio para Filmes e TV, e assim poder obter áudio de qualidade para seus filmes.

Existe uma importante decisão que você precisa tomar antes de começar a filmar algo, e é se você quer gravar o áudio na fita de vídeo ou não. Se a gravação estiver sendo feita em fitas MiniDV, HDV, DVCPro ou um dos novos sistemas sem fita, você tem a escolha de gravar o áudio diretamente na câmera, ou em dispositivo externo como um gravador de disco ou mesmo em um laptop.

 

Os dois métodos tem suas vantagens. Os microfones mesmo da câmera digitais de boa qualidade não são bons, mas o áudio capturado na câmera já estará sincronizado com o vídeo e por isso é bem mais fácil manter o controle sobre ele. Além disso, câmera geralmente tem apenas 2 canais de áudio, algumas vezes 4, mas um dispositivo externo pode ter quantos canais de áudio você quiser.

 

Em seguida, você irá precisar de microfones. Dispense o microfone que vem com a sua câmera. Mesmo boas câmera tem microfones mais ou menos. Consiga um condensador decente. Eles custam a partir de $300 (os melhores), mas você pode gastar o quanto você quiser. Consiga o melhor que você conseguir. Se o orçamento permitir, consiga um microfone de lapela também. Eles podem escondidos nas roupas dos atores e capturam um som muito límpido.

Tudo o que você precisa agora é uma vara de boom para o seu microfone. Você pode fazer um (existem vários websites que lhe mostram como) ou comprar. Mesmo o mais barato deles funciona bem. Um dispositivo muito importante é a montagem de suspensão para o microfone – eles impedem que choques e solavancos terminem como barulhos em suas gravações. A maioria dele vem junto com a vara de boom.

Você irá precisar de uma cobertura felpuda para seu microfone para impedir que o vento lhe cause problemas. Existem diversos modelos no mercado, mas as marcas líderes são mais caras, mas valem o preço por fazerem um trabalho melhor.

 

Finalmente, você precisa de um conjunto decente de headphones. Eu uso um Beyer DT100. Qualquer um com uma frequência de resposta decente servirá bem, mas eu acho que um design fechado funciona muito melhor quando estiver filmando em ambientes com muito barulho.

 

Você descobrirá que segurar o microfone fora da tomada é bem complicado, mas você precisa aperfeiçoar essa arte, pois quanto maior a distância entre o microfone e o ator, mais “som ambiente” que você irá capturar. Isso é muito ruim.

Gaste um tempo para ouvir algumas gravações de teste de seu set. Você precisa abafar o set com cobertores e espuma (fora de vista da câmera, naturalmente) de modo a obter um sinal seco o  suficiente para a fita. O microfone de lapela lhe ajudará quando você tiver a acústica menor que o ideal no set pois ele está próximo bastante para obter a voz alta e clara sem muito som ambiente.

A operação da vara de boom exige prática. Você precisa apontar o microfone diretamente para a boca de quem estiver falando. Se é uma conversa, você precisa rotacionar ou virar o microfone para cada interlocutor em sucessão. É bem difícil fazer isso, mas os resultados quando feito de forma adequada são bem melhores do que apenas apontar o microfone para uma direção.

 

Abaixo seguem algumas dicas catalogadas ao longo da estrada:

  1. Certifique-se de que o diretor e equipe saibam que não devem gritar “corta” a menos que a cena seja completamente finalizada. Você precisa de um pequeno intervalo após a última linha para tornar a edição mais fácil.
  2. Faça todos no set desligarem seus celulares.
  3. Verifique o set por cadeiras barulhentas e pisos de madeira – lide com eles antes de começar a filmar.
  4. Capture ao menos 1 minuto do som ambiente antes ou depois da cena. Esse som é o barulho do set sem diálogos. Isso é muito útil durante a edição para juntar as partes.
  5. Faça uma visita ao local de qualquer set externo. Barulhos de tráfego, construções e outros sons estranhos podem tornar o ser inutilizável.

Sempre cheque o áudio antes de alguém deixar o ser, no caso de você precisar repetir algo. Será muito tarde uma vez que eles se forem e o ser não for  mais utilizável.

Traduzido de audio.tutsplus.com

  • dsfhuidsbf

    aquele microfone que vc segura no cabo eu quero saber o nome disso para mim comprar ele + a vara (ele completo)

    • se quiser comprar, pesquise por “microfone boom”.

  • Ronaldo Gomes

    ótimo material, só uma dúvida. Vou comprar estes equipamentos: Zoom h4n, Vara de Boom, um Mic Rode e um cabo para conectar o Mic com o Zoom, que no caso vai guardar oque foi gravado. Sobre o Mic, vi que ele precisa de um cabo de alimentação P48, esse cabo eu o conecto direto no zoom ou deve ser em outro aparelho. Estou bastante confuso em relação a isso.

    • Ronaldo, você pode conectar o microfone diretamente ao gravador zoom sem problema, tomando o cuidado de fazer marcações na gravação para o caso de ser preciso sincronizar o áudio com alguma outra fonte (vídeo, por exemplo) que você for trabalhar. Normalmente isso é feito através de equipamentos como uma claquete. Kleber Mota