Guia de escrita de roteiros para iniciantes

Roteiristas iniciantes encontrarão vários livros nas prateleiras das lojas de livros próximas a ele promentendo ensina-los como escrever um roteiro. Com tantas visões diferentes da arte de escrever roteiros, é frequentemente difícil saber em qual visão acreditar. Abaixo segue uma visão geral de como escrever um roteiro e o que fazer a seguir.

O processo imaginado é que cada garçom e bartender de Los Angeles tem um script escrito por eles e todos estão aguardando por uma chance. Existem também pessoas por todo os Estados Unidos e pelo mundo que tentam uma chance na escrita de um roteiro de filme, mas apenas alguns poucos desses aspirantes a roteiristas tornam-se mais do que apenas aspirantes a roteiristas.

A arte de escrever um roteiro não é uma tarefa fácil e existem muitos obstáculos enfrentados a qualquer um que queira alcançar o seu sonho. Tudo que você tem que fazer é observar na prateleira de qualquer loja para ver dúzias de livros escritos sobre roteirização com listas de regras e técnicas que frequentemente diferem largamente do qur o livro próximo diz.

Roteirização não é exatamente ciência, mas é uma técnica que pode ser praticada e aperfeçoada toda vez que o roteirista senta e começa a trabalhar em um script após outro até finalmente ter em mãos sua obra prima particular. Isso não significa que o roteiro chegará a virar um filme, mas um coisa a entender sobre roteirização para iniciantes é que você deve escrever para você mesmo até surgir alguma oportunidade.

A verdade sobre essa questão é que ter uma idéia é fácil, mas escrever um roteiro que capture sua imaginação é muito mais difícil e eventualmente encontrar alguém que ame sua idéia tanto quant você e deseje colocar dinheiro nela para produzir um filme é uma posição que poucos roteiristas alcançam. Se você ainda acredita que quer tentar uma chance nesse cenário, selecione um dos artigos abaixo e começe a sua jornada.

Começando

Existem muitas maneiras de aprender a escrever roteiros. Universidades oferecem ua das melhores oportunidades graças ao networking envolvido. Escolas dos Estados Unidos são as melhores quando se trata de obter um diploma em roteirização. É também importante aprender a formatação envolvida na escrita de roteiros; isso pode ser conseguido pela leitura de roteiros mas existem regras de formatação que você deve seguir e aprender para começar. Quando estiver pronto para começar a escrever seus roteiros, depois de ter aprendido sobre a formatação, é sempre mais fácil encontrar software que ajude você com a formatação para acelerar o processo de escrita. Existem muitos softwares diferentes disponíveis e é importante decidir quais opções são mais importantes para você. Uma vez que esteja perito na formatação e encontrado o software idea, os aspectos técnicos estarão fora do seu caminho e você poderá focar apenas na parte de escrever o roteiro.

Conceitos básicos sobre escrita de roteiros

Existem dezenas de livros sobre a escrita de roteiros e todos eles dizem ter as regras perfeitas para escrever o roteiro perfeito. Robert mcKee ensina os fundamentos das três estruturas de atos e como cada roteiro usa esse método. Syd Field é o pai do ensino da escrita de roteiros, enfatizando personagens e estrutura acima de tudo. Blake Snyder é um dos gurus mais atuais, dando seu conselho no quê torna o roteiro mais vísivel em Hollywood, enfatizando no que vende mais. Com todos esses instrutores duzendo que a sua maneira é a melhor, como saber qual caminho tomar? A melhor resposta para a questão é criar o seu próprio caminho. Aprenda tudo que você puder sobre a estrutura de um roteiro e veja o que funciona melhor para você. Seu roteiro apenas funcionará de for escrito no melhor método possível. Existem muitas dicas de como escrever um bom roteiro e como evitar escrever um roteiro ruim. É muito importante entender que todas essas técnicas existem e como usa-las para garantir que você possa escrever o melhor roteiro possível.

O que fazer quando o roteiro é finalizado

O trabalho do roteirista pode ser um trabalha bastante solitário. É frequentemente importante para roteiristas iniciantes encontrar pessoas com pensamento parecido para trocar idéias e obter conselhos e críticas sobre o seu trabalho. Quando você encontra pessoas que compartilhem de seus sonhos e objetivos, pode também usa-los para construir uma rede de contatos, que é uma das coisas mais importantes a consderar que quiser vender o seu trabalho e eventualmente vê-lo na tela. Ninguém irá olhar o seu roteiro sem ao menos uma carta e muitos apenas olharão se for recomendado por um cliente atual.

É importante entender as regras do jogo quando for mostrar seu roteiro para o mundo. Descubra os vários festivais com competições de roteiros e  competições especificas para roteiristas, que são uma maneira de fazer seu roteiros ser notado. Se você tiver bastante sorte para encontrar um agente que esteja procurando por roteiristas iniciantes, aprenda tudo que você precise saber sobre a escrita de cartas de apresentação, páginas de sinopse e loglines, de maneira que você possa convence-los a dar uma olhada em seu roteiro.

Finalmente, entenda como proteger você mesmo e o seu roteiro através do registro de seu trabalho assim como trabalhar com a WGA para proteção adicionla. Uma vez que entenda isso, esteja preparado para trabalhar com um agente, por serem essas pessoas que irão alavancar a sua carreira. A escrita do roteiro sempre acaba sendo a parte fácil – vender ele é um grande passo a ser tomado.

Traduzido de