Xcode – parte 3 – Distribuindo aplicações

Antes de submeter uma aplicação para a App Store ou compartilhar ela com outras pessoas, você precisa criar um arquivo de aplicação. Você pode então compartilhar esse arquivo com testadores e outros desenvolvedores ou distribuir a aplicação aos usuários. Para ter a aplicação considerada para inclusão na App Store, você submete ela via iTunes Connect. Para garantir que o arquivo de sua aplicação passe pelos testes essenciais do iTunes Connect, você pode ter que valida-la no Xoce antes de submete-la.

Gere um arquivo para sua aplicação

Antes de gerar o arquivo para sua aplicação, garanta que os binários estejam alto contidos. Isto é, se ele depende de bibliotecas estáticas, garanta que esses bibliotecas sejam parte da aplicação pelo ajuste da configuração Skip Install para Yes nas configurações de compilação do alvo que irá compilar e gerar o arquivo de aplicação.

Gere o arquivo para o seu produto para submissão ao iTunes Connect ou compartilhamento com outros. Os esquemas tem uma ação Archive com configurações que você usa para personalizar o arquivo que o Xcode cria quando você escolhe Product > Archive.

  1. A partir do menu popup Scheme, escolha um esquema.
  2. A partir do mesmo menu, escolha Edit Active Schema para exibir a caixa de dialogo do esquema.
  3. Na coluna a esquerda, selecione Archive.
  4. Escolha uma configuração de compilação.
  5. Especifique um nome para o arquivo e clique em OK.
  6. Escolha Product > Archive.

Um arquivo é um conjunto que inclui seu produto junto com as informações sobre os símbolos. Você pode compilar um arquivo para espalhar um aplicação para teste ou para validar e submeter para o iTunes Connect.

Seu novo arquivo aparece na lista de arquivos na janela Organizer, a menos que você desative essa opção. Cada arquivo é identificado no organizador de arquivos pela data e hora que foi criado. Para mais informações, veja os artigos relacionados no organizador de arquivos.

Compartilhe a sua aplicação iOS com outros

Você pode compartilhar a sua aplicação iOS com outros através do iTunes (por exemplo, para enviar a aplicação para testadores) ou Xcode (por exemplo, para outros membros da equipe de desenvolvimento). Antes que você possa compartilhar a sua aplicação, você precisa gerar um arquivo para ele.

  1. No organizador de arquivos, selecione o arquivo da aplicação que você quer compartilhar e clique em Shares.
  2. Especifique as opções de compartilhamento, e clique em Next.
  3. Especifique a localização do arquivo a compartilhar em seu sistema de arquivo e se você quer usar a distribuição enterprise, e clique em Save.
  4. Envie o arquivo para as pessoas que você quer compartilha-lo.

Sobre a especificação das opções de compartilhamento:

  • Para compartilhar a aplicação via iTunes, escolha iOS App Store Package, e escolha a identidade para assinar o arquivos. O recipiente pode importar o arquivo para o iTunes ou para instalação no dispositivo a que está associado.
  • Para compartilhar o arquivo via Xcode, escolha Archive. O Xcode salva o arquivo como um arquivo do Scode (com a extensão .xcarchi). O recipiente pode importar os arquivo para os organizadores de arquivos.

Quando estiver usando a distribuição enterprise, o Xcode salva um manifesto (como um arquivo de lista de propriedades) junto com o  arquivo a ser compartilhado. Para detalhes sobre o conteúdo do manifesto, veja developer.apple.com/programs/ios/enterprise.

Compartilhe sua aplicação Mac OS X com outros

Você pode compartilhar a sua aplicação Mac OS X  com outros usuários usando pacotes, pacotes ou arquivos do Xcode (por exemplo, apra compartilha-los com outros membros deo time de desenvolvimento). Antes que você possa compartilhar a sua aplicação, você precisa gerar um arquivo, como descrito na seção “Gere um arquivo para a sua aplicação”.

Para compartilhar a sua aplicação Mac OS X . . .

  1. No organizador de arquivos, selecione o arquivo da aplicação que você quer compartilhar e clique em Share.
  2. Especifique as opções de compartilhamento do arquivo e clique em Next.
  3. Especifique a localização do arquivo a compartilhar ou do pacote em seu sistema de arquivo e clique em Save.
  4. Envie o arquivo ou pacote para as pessoas que você deseja compartilha-lo.

Sobre a especificação das opções de compartilhamento:

  • Para compartilhar a aplicação como um arquivo de instalação do Mac OS X, escolha Mac OS X App Store Package, e escolha a identidade para assinar o arquivo. O recipiente pode instalar a aplicação pela abertura do pacote de instalação.
  • Para compartilhar a aplicação como um pacote (bundle), escolha Application. O recipiente pode carregar a aplicação a partir do Finder.
  • Para compartilhar o arquivo pelo Xcode, escolha Archive. O Xcode salva os arquivo como um arquivo com extensão xcarchive, que pode ser importado pelo organizador de arquivos.

Valide sua aplicação e submeta ela à App Store

Quando você estiver pronto para publicar a sua aplicação para usuários da App Store, você precisa informar os dados sobre ela ao iTunes Connect. Você deve também validar sua aplicação em seu computador para garantir os testes de validação essenciais do iTunes Connect. Antes de você poder validar sua aplicação ou submete-la a App Store, você precisa gerar um arquivo para ela.

Antes de validar a sua aplicação ou submete-la ao iTunes Connect:

  1. Garanta que um registro da aplicação exista na iTunes Connect. A informação desse registro precisa bater com os dados da aplicação que você que validar ou submeter. Esses são os principais critérios:
    • Application Name
    • Bundle ID
    • Version
  2. Garanta que o status do registro na iTunes Connect esteja ao menos Waiting for Upload (Aguardando upload).

Para obter mais informações sobre o iTunes Connect, visite https://itunesconnect.apple.com.

Submeta sua aplicação ao iTunes Connect para publicação na App Store. Antes de submter ela, você deve validar a aplicação para garantir que ela passe na checagem do iTunes Connect.

  1. No organizador de arquivos, selecione o arquivo da aplicação e clique Validate ou Submit.
  2. Informe as suas credenciais do iTunes Connect credentials, e clique em Next.
  3. Escolha a aplicação para compartilhar e a assinatura adequada, e clique em Next.
  4. Verifique os problemas de validação encontrados, se houverem, e clique em Finish.

Resolução de problemas: Se o Xcode não encontrar um registro da aplicação no iTunes Connect para a sua aplicação, uma mensagem “No suitable application records were found” será exibida. Essa mensagem também será exibida quando o status do registro da aplicação não seja Waiting for Upload.