Xcode – parte 1 – Iniciando um projeto

Esse artigo mostrará como você pode iniciar um novo projeto no Xcode 4, seja criando um novo projeto do zero, ou abrindo um projeto do Xcode 3 existente. Uma vez que tiver criado seu projeto, vá para o artigo “Orientação para uso do Xcode” para aprender mais como usar o Xcode 4.

Clique em “New Project”na tela inicial do Xcode 4 para criar um projeto

Se quiser iniciar um novo projeto de software usando o Xcode 4, você precisa primeiro decidir se precisa de um único projeto do Xcode ou múltiplos projetos. Para uma aplicação ou utilitário simples, uma projeto único deve ser suficiente. Porém, se você possur vários executáveis relacionados que precisam de uma biblioteca personalizada, você provavelmente irá querer pelo menos separar um projeto para a biblioteca e outra para os executáveis, e possivelmente separar cada executável em um projeto separado.

Começe o desenvolvimento de um software pela criação de um projeto. Todos os softwares necessitam de um projeto. O projeto organiza os arquivos e recursos necessários para compilar um ou mais produtos, como aplicações, plugins e ferramentas de linha de comando.

Para criar um projeto…

  1. Escolha File > New > New Project.
  2. Selecione o modelo do projeto para seu produto iOS ou Mac OS X, e clique em Next
  3. Entre com o nome do produto e outros detalhes do projeto, e clique em Next.
  4. Especifique a localização de seu projeto no sistema de arquivos, e depois clique em Create.

A caixa de dilaogo “New Project” exibe a plataforma, modelos para familias, modelos de projeto e uma descrição para os modelos selecionados. No painel de opções do projeto você informa os dados necessários pelo modelo para gerar o projeto, como o nome do produto.

A localização do projeto no seu sistema de arquivo e seu local na área de trabalho são ambas derivadas de suas escolhas no navegador do projeto quando inicia o comando “New Project”. Isto é, se você tem um projeto selecionado no navegador de projetos, o Xcode coloca o novo projeto dentro do projeto selecionado. A caixa de diálogo Salvar permite que você especifique um local diferente para o novo projeto antes de completar a operação. Por exemplo, você pode indicar que o local do projeto seja um grupo dentro de sua área de trabalho ao invés da própria área de trabalho.

Depois de salvar o projeto, o Xcode cria uma pasta contendo os arquivo do projeto no local que você especificou.

Depois de criar um projeto, você pode adicionar novos arquivos e começar a escrever o código.

Criar um reporitório Git para o seu projeto

Você pode criar um repositório Git local quando salvar o novo projeto (Figura 2-1). Essa é a maneira mais fácil de adicionar controle de versões a um projeto. (veja “Keep Track of Changes with Source Control ”  para mais informações).

Figure 2-1 The option to add source control when creating a project

 

Adicione Core Data Modeling ao criar um novo projeto

Tando o Mac OS X quanto o iOS suportam o uso de frameworks do Core Data. Para adicionar esses frameworks ao seu projeto, selecione a opção Use Core Data na caixa de dialogo “New Project”. Veja “Design Data Models Graphically” para mais informações.

Figure 2-2 Adding Core Data to a new project

Note que o Core Data é uma tecnologia avançada que não é necessária para a criação de aplicações simples.

Crie uma área de trabalho para manipular múltiplos projetos relacionados

Um recurso importante do Xcode 4 é a habilidade de criar um conteiner para múltiplos projetos que você pode usar para agrupar projetos Xcode e outros arquivos relacionados. Esse conteiner é referenciado como uma área de trabalho do Xcode. Todos os projetos dessa área de trabalho compartilham o mesmo diretório. Colocar os seus projetos relacionados na mesma área de trabalho lhe dá vários benefícios, como:

  • Um projeto pode usar os produtos de outro durante a compilação.
  • Se um projeto depende dos produtos de outros da mesma área de trabalho, o Xcode pode detectar isso e automaticamente compilar os projetos na sequência correta.
  • Por todos os arquivos de um projeto serem visíveis para todos os outros, você não precisa copiar bibliotecas compartilhadas em cada projeto separadamente.
  • A indexação é feita por toda a área de trabalho, extendendo o escope dos recursos relacionados ao conteúdo como a complementação do código.

Para criar uma área de trabalho…
  1. Se o Xcode não estiver aberto, abra-o. Você pode ignorar ou cancelar a tela de inicio. Se já possuir um projeto do Xcode aberto, vá para o próximo passo.

  2. Escolha File > New > New Workspace.Na caixa de dialogo “New Workspace”, especifique a localização da área de trabalho e o nome dela. Se seus projetos estiverem no mesmo diretório, pode ser conveniente colocar a área de trabalho nesse diretório também.

Você tem agora uma área de trabalho sem nenhum projeto nela. Você pode adicionar projetos existentes a área de trabalho, ou criar novos.

Você pode adicionar qualquer projeto existente a área de trabalho, ou COntrol-click no navegado abaixo dos projetos existentes e selecionar “New Project” para criar um novo projeto na área de trabalho.

  1. No navegador do projeto, Control-click no espaço vazio abaixo da lista.
  2. Escolha Add files to “<WorkspaceName>”.
  3. Navegue até a pasta que contém o pacote do projeto.
  4. Selcione o projeto e clique em Add.

Quando voc6e adiciona um projeto a área de trabalho, você adiciona o pacote do projeto. Um projeto de pacote é um diretório que o Finder exibe como um arquivo. Contém informações sobre o projeto, como referências para os arquivos que fazem parte do projeto, os grupos do projeto, configurações de compiulação e fefinições de alvos.

Depois de adicionar um projeto a sua área de trabalho, ele aparece no navegador de projetos.

Figure 2-3 A shortcut menu for a workspace

 

Por cada projeto reter sua identidade individual, um projeto pode ser incluido em mais de uma área de trabalho ou ser removido de uma área de trabalho sem afeta-lo. A área de trabalho por si só meramente contém ponteiros para os projetos e outros arquivos que a área de trabalho necessita, e outros dados são armazenadas nos arquivos do projeto.

Se a compilação de um projeto em um área de trabalho depender da compilação de outro projeto de outra área de trabalho (por exemplo, se um projeto compila uma biblioteca usada por outro projeto), o Xcode descobre essas dependência implicitas e compila na sequência correta. Se não quiser que um projeto use os arquivo de outros da mesma área de trabalho, precisa ajustar as configurações de compilação de acordo. Veja “Fine-Tune Your Builds” para obter ajudar a encontrar e entender as configurações de compilação do Xcode.

Antes que você compile, certifique-se de criar o esquema ou esquemas que você precisa. Veja “Create, Edit, and Manage Schemes” para mais informações sobre esquemas.

Abra seu projeto do Xcode 3 no Xcode 4

O Xcode 4 abre um projeto Xocde 3 sem dificuldade. Você pode abrir o projeto de qualquer maneira normal: Control-click no projeto e escolha Xcode 4, arrastando o projeto sobre o icone do Xcode 4,  ou selecionando File > Open para abrir o projeto. Você pode ter tanto o Xcode 3  quanto o Xcode 4 instalados em seu sistema ao mesmo tempo sem conflito. Você abrir um projeto em qualquer programa, salva-lo, e abri-lo no outro programa sem invalidar o projeto ou perda de dados.

O Xcode lê e compila projetos criados no Xcode 2.1 através da última versão do Xcode 3. Os projetos criados com o Xcode 4 podem ser abertos e compilados no Xcode 3.2 ou superior.

Abrir e compilar um projeto no Xcode 4 não atualiza ou altera ele. As mudanças que você fizer a um projeto no Xcode 4 permanecem compatíveis com versões mais antigas do Xcode.

Obtenha uma cópia de trabalho a partir de seu repositório de controle de versões

Se o seu projeto Xcode estiver em um repositório Git ou SUbversion, você pode obter uma cópia dele a partir do repositório e abri-lo no Xcode. Veja “Keep Track of Changes with Source Control ” para mais informações sobre o uso de controle de versões no Xcode.

Modernize o seu projeto

Quando você abre um projeto, o Xcode 4 verifica se existe alguma configuração que precise ser atualizada. Esse recursos fornece uma maneira fácil de certificar  que seus projetos estejam em conformidade com os últimos SDKs e as melhores práticas.

Abra o navegador de problemas (Figura 2-4) para ver se alguma coisa em seu projeto precisa ser atualizada. Voc6e pode também selecionar o projeto no navegador de projetos e escolher Editor > Check for Outdated Settings, ou selecionar o projeto a partir do menu drop-down no canto inferior direito da barra.

Figure 2-4 Modernization in the Issue navigator

 

Se p navegador de problemas listar algum item, clique no item para ver uma caixa de dialogo que explica as atualizações que devem ser feitas (Figura 2-5). Desmarque qualquer checkboxes que você não queira alterar, e depois clique em Perform Changes para atualizar o projeto e otimiza-lo para o Xcode 4.

Figure 2-5 Updates dialog

After you have clicked Perform Changes, whether you choose to make all the changes or not, Xcode does not show the warning again. To rerun the check, select your project in the project navigator and choose Check for Outdated Settings from the Editor menu.

Depois que você clicar em Perform Changes, se você tiver escolhido executar ou não todas as alterações, o Xcode não exibe os avisos novamente. Para re-executar as checagens, selecione o seu projeto no navegador de projetos e selecione Check for Outdated Settings no menu Editor.

Feche um projeto ou uma área de trabalho

Escolha Close Project ou Close Workspace a partir do menu File para fechar um projeto ou uma área de trabalho sem fechar o Xcode. No Xcode 4.1 e posterior, o Xcode lembra as janelas que você tinha aberto e como elas estavam configuradas, e restaura elas quando você reabir o projeto ou área de trabalho. Também no Xcode 4.1 ou posterior, a combinação de tecla Command-Option-W, ou o pressionamento da tecla Option e clicar no botão Close, fecha o projeto ou área de trabalho sem fechar primeiro todas as janelas e abaas. Dessa forma, sua configiração de janela é restaurada na próxima vez que abrir o seu projeto.

Traduzido de