Introdução ao Xcode

O Xcode 4 é a última versão do ambiente de desenvolvimento integrado da Apple, uma ferramenta completa para criar aplicações para o Mac OS X e iOS. O IDE Xcode incluum editor de código poderoso, um editor de interface gráfico sofisticado e muitos outros recursos de personalização para suportar gerenciamento de repositório de código de fonte. O Xcode pode ajudar você a identificar erros tanto na sintaxe quanto na lógica, e mesmo sugerir correções.

O Xcode 4 possui uma única janela, chamada workspace window, que armazena a maioria dos dados que você precisa.

 

Uma segunda janela, chamada Organizer window, é usado para organizar seus projetos e ler a documentação. Para parojetos iOS, essa janela é uasda para gerenciar os dispositivos.

Leia essa guia ára começar a usar o Xcode 4.

Visão geral

O Xcode 4 possui muitos recursos para tornar o seu trabalho mais fácil.

  • O Xcode 4 tem uma interface de janela única para todos os workflows principais (você pode ter múltiplas janelas e múltiplas abas por janela).
  • O Interface Builder é uma ferramenta gráfica integrada para desenhar interfaces com o usuário (Nota para usuários do Xcode 3: na versão 4, o Interface Builder é um editor integrado na janela da área de trabalho – não existe uma aplicação separada).
  • O editor assistente é um painel que pode automaticamente localizar e abrir arquivos relacionados ao projeto que você estiver trabalhando. Por exemplo, se estiver trabalhando em um arquivo de implementação, o Assistente pode achar automaticamente o arquivo de cabeçalho correspondente.
  • O recurso Fix-it checa os nomes de símbolos e sintaxe de código a medida que você digita, destaca os erros detectados e pode mesmo corrigi-los para você.
  • O editor de versões funciona com o Git ou Subversion para mostras o histórico SCM do arquivo e comparar duas versões de um arquivo.
  • O compilador LLVM 2.0 inclui suporte completo para C, Objective-C e C++.
  • O depurador LLDB é rápido e possui controle eficiente da memória.
  • O Xcode permite que você trabalhe em vários projetos independentes na mesma janela, automaticamente determinando dependências necessárias para compilar o projeto.

O Xcode 4 roda sobre a versão atual do Mac OS X e vem com os SDKs para Mac OS X e iOS.

Obtenha orientação em relação a organização e recursos so Xcode

O Xcode 4 é fundamentalmente diferente de seus antecessores, de forma que não importa se você for novo na plataforma da Apple ou um desenvolvedor experiente, você deve ler os dois artigos a seguir para aprender sobre o Xcode 4.

Artigos:

Aprenda como usar o Xcode 4 para escrever o código

Após criar o projeto, você irá gastar um bom tempo escrevendo 0 código com o editor e desenhando a interface com o usuário com o Interface Builder.

Artigos:

Depure e refine o seu código no Xcode 4

O Xcode fornece uam interface consistente para depuração não importando o depurador suportado que você usar. Para o desenvolvimento para iOS, você pode rodar sua aplicação diretamente no seu dispositivo.

Artigos:

Faça cópias de segurança de seu código e use o Controle dos fontes

O Xcode fornece formas fáceis de fazer backups de seu código  fornece acesso aos principais repositórios de código fonte.

Artigos:

Use arquivos para distribuir o seu programa

Quando estiver pronto para compartilhar seu programa com outros, crie um arquivo para distribui-lo ou submete-lo ao iTunes Connect.

Artigos:

 Traduzido de