8 plugins essenciais para o WordPress

Se você seguiu esse tutorial, e nesse momento possui um blog totalmente configurado e funcionando, existem alguns plugins que você deveria instalar e começar a usa-los, pois irão facilitar sua vida no trabalho diários de manutenção de seu site. Abaixo segue uma lista de 8 plugins populares que eu utilizo nesse blog e que você também poderá querer usar no seu.

Contact Form 7

 

Esse plugin vai muito além da criação de simples formulários de contato. Com ele, dá pra criar gerenciar vários formulários diferentes cujos dados podem ser encaminhados para diferentes contas de e-mail, permitindo praticamente qualquer uso que sua imaginação permitir.

 

Add Link to Facebook

 

Com esse plugin configurado em seu blog, você fica livre de qualquer preocupação relacionada a integração com o Facebook, permitindo que todos os seus post sejam publicados automaticamente no mural do perfil a sua escolha.

 

Tweet myPost

 

O que o plugin acima faz em relação ao Facebook, esse plugin faz em relação ao Twitter. De forma ainda mais fácil. A partir da tela de configuração, é possível definir os parâmetros necessários para acessar a API do Twitter e definir qual o encurtador de URL será utilizado, dentre várias opções disponíveis.

 

AddToAny: Share/Bookmark/Email Buttons

 

Esse plugin permite adicionar a cada post de seu blog links para compartilhar seu artigo em dezenas redes sociais a sua escolha, de forma ridiculamente simples. Basta ir a página de configuração do plugin e arrastar os ícones dos serviços desejados para uma região especifica e salvar as alterações.

 

IntenseDebate

 

Adiciona a funcionalidade de comentários de seu blog inúmeros recursos úteis, além de lhe oferecer um painel centralizado que lhe permite gerenciar os comentários de todos os seus blogs, moderar comentários, alterar a forma de exibição dos comentários, bloquear usuários e palavras, etc.

 

Google Analytics for WordPress

 

A forma mais fácil de integrar o seu blog ao serviço de estatísticas do Google, sem precisar editar nenhum arquivo HTML. Com esse plugin basta obter o seu código de rastreamento (disponível na página inicial após o login no serviço), e digita-lo no campo apropriado na página de configurações do plugin, que traz outras opções úteis, como eliminar das estatísticas os seus próprios acessos.

 

AdSense Manager

 

Para quem quer monetizar o seu blog, A ferramenta Adsense do Google é uma das mais populares. Assim como o plugin acima, o Adsense Manager permite integrar sua conta do adsense ao seu blog de forma fácil, sem mexer em HTML, apenas obtendo seu código de usuário e digitando no campo adequado na página de configurações.