Configurando um Servidor Tomcat no Mac OS X

Esse tutorial mostrará como configurar um servidor JSP no Mac Os X. Seguindo os passos descritos aqui você será capaz de configurar e rodar um servidor JSP, localizar os exemplos fornecidos com o Tomcat, assim como criar e acessar seus próprios aplicativos JSP.Passo 1: Baixar o Apache Tomcat

Para desenvolver JSP em seu Mac OS X você precisa de um servidor. O Apache Tomcat é um dos servidores mais usados para manipular páginas JSP. Para começar, baixe a última versão do Apache Tomcat 6. Se você baixar o pacote com o Safari, ele será automaticamente descompactado, tipicamente como uma nova pasta em sua pasta de transferências. Certifique-se de saber a localização do pacote e que ele foi descompactado.

Passo 2: Instalar o Apache Tomcat

A instalação do Apache Tomcat envolve mover a pasta criado pela descompactação do pacote baixado para um local apropriado e depois configurar as variáveis de ambiente necessárias para a execução do servidor. Abra o terminal e execute os comandos:

cd /Library
mkdir Tomcat

Isso irá mover a ação para o diretório /Library e criar uma nova pasta para o Tomcat. Agora você precisa mover o conteúdo do pacote do Tomcat para essa nova pasta:

cd /Users/YOUR_USERNAME/Downloads/
mv apache-tomcat-6.0.x /Library/Tomcat

Você precisará substituir seu próprio nome de usuário e provavelmente o “x” no nome do diretório do Tomcat pelo número da versão apropriado.

Um vez que o Tomcat estiver na pasta /Library/Tomcat é hora de efetuar alguns ajustes no sistema. Em primeiro lugar, crie um link simbólico para o diretório.

cd /Library/Tomcat
ln -sfhv apache-tomcat-6.0.x Home

Esse comando irá criar um link chamado “Home” que você pode apontar para a localização atual do Tomcat. Agora vamos usar esse link para criar duas variáveis de ambiente essenciais.

export JAVA_HOME=/Library/Java
export CATALINA_HOME=/Library/Tomcat/Home

É muito importante que você não coloque um barra no final dos caminhos acima pois irá causar mal-funcionamento ao Tomcat. Você pode checar se as variáveis de ambiente foram configuradas adequadamente digitando:

env

Esse comando listará as variáveis de ambiente e permitirá que você confira se tudo foi ajustado apropriadamente. Quando as variáveis de ambiente estiverem ajustadas é hora de garantir que os usuários do Tomcat estejam configurados. Precisaremos navegar pelo diretório das configurações e editar o arquivo de usuários:

cd /Library/Tomcat/Home/conf
pico tomcat-users.xml

Esse comando irá abrir o Pico, uma pequeno editor de texto que é perfeito para tarefas simples como essa. Certifique-se que o arquivo de configuração contenha o seguinte conteúdo:

<tomcat-users>
<user username="admin" password="password" roles="standard, manager, admin" />
</tomcat-users>

O arquivo de configuração padrão contém um acordo de licenciamento e o elemento raiz <tomcat-users>, mas o conteúdo esterá comentado. Apague o conteúdo antigo e troque-o pela nova configuração. Quando terminar a edição, pressione Control-O para salvar o arquivo e depois Control-X para sair do editor de texto.

O Tomcat está agora instalado e configurado.

Passo 3: Iniciar o servidor Tomcat

Iniciar o servidor de JSP Tomcat é tão simples quanto digitar o seguinte comando no terminal:

/Library/Tomcat/Home/bin/startup.sh

Para parar o servidor digite o comando:

/Library/Tomcat/Home/bin/shutdown.sh

Agora você precisará fazer um teste para garantir que o servidor esteja sendo executado. Abra o Safari, ou qualquer navegador de sua preferência, e acesse a seguinte URL:

http://localhost:8080/

Você deve visualizar a tela de boas vindas do Apache Tomcat. Para mais exemplos do quê o Apache Tomcat pode fazer navegue para o endereço:

http://localhost:8080/examples/jsp

A página de exemplos contém um extensa lista de páginas JSP básicas que demonstram como criar lógicas simples e rotinas para páginas web.

Para começar a desenvolver sua própria página JSP crie um pasta em /Library/Tomcat/Home/webapps e então acesse-a entre o endereço do servidor seguida pelo nome da pasta. Por exemplo, se você criou a pasta /Library/Tomcat/Home/webapps/test e salvou um arquivo chamado test.jsp nela, pode abri-la no seu navegador informando a URL:

http://localhost:8080/test/test.jsp

Conclusão

Espero que esse tutorial ajude você a configurar um servidor JSP para desenvolvimento no MAC OS X. Se possuir alguma dúvida ou sentir alguma dificuldade use o espaço de comentários abaixo.

 

  • brunoscopel

    Amigo, eu gostaria de mudar o endereço da pasta do TomCat. Tipo, não quero ter que acessar toda vez a pasta Webapps pra colocar sites lá, eu já tenho minha pasta de sites e gostaria que o TomCat funcionasse nelas. Pode me ajudar? Email scopel a@ live ponto com

    • klebermo

      Olá Bruno,
      Uma alternativa, se você estiver em uma máquina Linux, seria remover a pasta webapps (ou renomea-la para algo como webapps_old) e substitui-la por um link simbólico para a pasta que você possui. Isso funciona no Mac também. No Windows, você deve modificar o arquivo server.xml, que fica na pasta de configurações do tomcat.