Qt para Desenvolvimento Symbian no Linux

O desenvolvimento de aplicações nativas para o Symbian é suportado apenas na plataforma Windows, mas historicamente a comunidade de desenvolvedores tem fornecido meios que permitem o desenvolvimento de aplicações para o Symbian no Linux e no MAcOSX usando os SDKs existentes.

Recentemente, o Nokia Qt SDK introduziu suporte experimental para o desenvolvimento de aplicações Qt para Symbian para Linux. Esse artigo aponta para recursos que usem as duas abordagens.

Nokia Qt SDK no Linux

Visão Geral

O Nokia Qt SDK pode ser instalado no Ubuntu Linux 7.04 ou mais recente ou Apple MAc OX 10.6 ou mais recente. Os desenvolvedores podem montar e depurar localmente no Emulador Qt. Desenvolvedores podem também compilar para a plataforma Symbian usando o compilador remoto experimentala – o projeto é compilado em uma servidor remoto, assinado usando o certificado forncedido, e o arquivo SIS é retornado.

A principal limitação dessa abordagem é que ela não foi realmente testada na plataforma Symbian. O Emulador fornece uma plataforma de emulação pobre (é simplesmente um “dispositivo” com uma roupagem de binários hospedeiros de desenvolvimento) e enquanto é possivel compilar para o dispositivo, não há suporte para depuração.

Além disso, o instalador (no Qt 4.6.3) não fornece mecanismos para incluir um instalador, e não inclui os arquivo de instalação do Qt que são necessários para o dispositivo móvel.

As seções abaixo explicam como baixar e instalar do Nokia Qt SDK em uma máquina como o Kubuntu Linux 10.4 e configurar o compilador remoto.

Instalação do SDK

  1. Baixe o instalador online para Linux para 32 ou 64 bits:
  2. Execute o instalador. Você precisa configurar-lo como “executavel”. No Gerenciador de arquivos do Kubuntu você pode fazer isso clicando com o botão direito sobre o arquivo e selecionando:
    • Propriedades | Permissões | é executável
  3. O instalador perguntará onde o SDK deve ser instalado e qual componentes são necessários.
    • O SDK pode ser instalado em qualquer local
    • Selecione “Custom Install” e “Experimental APIs” (que inclui o Compilador Remoto). Não há nenhuma razão para não instalar todos os outros componentes (apesar da instalação ficar bem rápida se não instalar as ferramentas para o Maemo).

O ambiente de desenvolvimento está instalado. O passo final é configurar o compilador remoto:

  1. Abra o Qt Creator (no Kubuntu: Menu K | Aplicações | Desenvolvimento | Qt Creator
  2. No menu: Tools | Options | Projects | Remote Compiler tab
  3. Clique no link Accept the terms of service e aceite a licença
  4. Entre com seu nome de usário do Fórum Nokia nlocal apresentado e selecione  Authenticate e então informe sua senha
  5. Configure o proxy se necessário e em seguida presione Apply e depois OK.

Nesse ponto tanto o Emulador quanto o compilador remoto podem ser indicados como plataforma alvo durante a compilação, e o emulador (apenas ele) pode usado como alvo na depuração.

Usando o SDK do Symbian no Linux

A comunidade de desenvolvedores tem fornecido meios que permitem que os projetos Symbian possam ser compilados em sustemas Unix-like usando o mesmo mmp e outros projetos e makefiles do  Windows. A ferramenta não é dependente do WINE a menos que pretenda usar o emulador. A principal limitação desse metódo é que enquantio pode-se criar arquivos SIS para o dispositivo, não pode ser usado para depuração.

Informações podem ser obtidas nos links abaixo:

Outras Informações