Primeiros passos na plataforma Blackberry: um Hello World

Esse tutorial mostrará como escrever uma aplicação básica para dispositivos Blackberry. A aplicação mostrada será uma simples mensagem “Hello world” a ser exibida na tela do dispositivo. Antes de começar, você deve configurar seu ambiente de desenvolvimento seguindo os passo descritos nesse link.

Introdução

Nesse tutorial, nós estaremos abordando os seguintes tópicos:

Como configurar um novo projeto Blackberry

Como criar classes

Alguns detalhes sovre UiApplication e MainScreen

Como escrever uma aplicação HelloWorld e,

Como rodar sua aplicação no emulador

Por favor observe que você sempre pode encontrar mais informações sobre as API’s usadas aqui na documentação de referêbncia do Blackberry, que é parte da JDE Component Pack.

Desenvolvimento

Criando um novo projeto Blackberry

Para criar seu novo projeto Blackberry:

  • Clique em File/New/Project
  • Selecione “Blackberry project”
  • Clique em “Next”
  • Escolha uma nome de projeto e uma local para salva-lo
  • Informe o nome do projeto (ex.: “Hello World”)
  • Selecione um pasta de destino ou use o local padrão
  • Clique em “Finish”

Configurando seu novo projeto Blackberry

Para configurar seu novo projeto:

  1. Cllique em BlackBerry/Configure Blackberry Workspace.
  2. Clique em BlackBerry Workspace e informe dos dados de “Vendor” e “Version”
  3. Aqui você pode alterar várias configurações. Vamos apenas informar a “Version” como 1.0 e “Vendor” como “TestVendor”
  4. Em “Blackberry JDE”, selecione “Installed Components”
  5. Escolha o pacote 4.6.0
  6. Clique em OK.

Criando uma classe HelloWorld

Para iniciar o desenvolvimento da aplicacão depois da configuração, precisamos criar uma nova classe:

  • Clique em File / New / Package
  • Informe o caminho da pacote, por ex.: com.rim.samples.helloworld
  • Clique em “Finish”
  • Clique em File / New / Class
  • Cheque a pasta e o nome do pacote. Devem ser, respectivamente, Hello World/src e com.rim.samples.helloworld
  • Informe HelloWorld como nome e clique em “Finish”

UiApplication

Toda aplicação Blackberry fornece uma interface com o usuário que precisa extender a classe UiApplication.

Uma aplicação UI mantém uma pilha de objetos Screen. A medida que um objeto é retirado da pilha, ele é desenhado no topo de qualquer outro objeto da pilha. Quando uma aplicação insere uma objeto na pilha, a tela é redesenhada. Apenas o objeto do topo da pilha pode receber eventos de entrada de dados.

PAra implementat uma UiApplication, a classe HelloWorld que nós criaos precisa extender uma classe UiApplication:

1. Digite extends UiApplication depois de public class HelloWorld.

2. Nós precisamos importar o pacote net.rim.device.api.ui.  À esquerda da linha “public class HelloWorld” existe uma icone de uma seta vermelha. Clique nela e então clique em Import ‘UiApplication’.

3. Você também pode digitar:

import net.rim.device.api.ui.UiApplication;

mas a abordagem anterior salva você algumas vezes.

4. A classe HelloWorld precisa ter o metodo:

main(String[] args)

que é o ponto de partida de nossa aplicação. Nós precisamos criar uma instância de nossa aplicação e inicia-la através da obtenção de uma thread.

5. No construtor nós criaremos um nova objeto Screen e o exibiremos:

package com.rim.samples.helloworld;

import net.rim.device.api.ui.UiApplication;

public class HelloWorld extends UiApplication {

public static void main(String[] args) {

HelloWorld theApp = new HelloWorld(); theApp.enterEventDispatcher();

}

public HelloWorld() {

//display a new screen

pushScreen(new HelloWorldScreen());

}

}

MainScreen

MainScreen é uma classe que fornece uma área de trabalho onde podemos exibir todos os dados de nossa aplicação (neste caso uma mensagem “Hello World”). Ela tem uma seção titulo, um separador e uma seção de rolagem.

1. Nós adicionaremos uma classe HelloWorldScreen que extende de MainScreen:

final class HelloWorldScreen extends MainScreen

2. Um “import” é necessário aqui:

import net.rim.device.api.ui.container.MainScreen;

3. No construtor dessa classe nós criaremos uma LabelField, que exibirá a mensagem. Configure o campo e adicione um RichTextField com nossa mensagem “HelloWorld”. Nós precisamos lembrar de importar os pacotes necessários assim com chamar o construtor da MainScreen.

public HelloWorldScreen() {
   super();
   LabelField title = new LabelField("HelloWorld Sample", LabelField.ELLIPSIS | LabelField.USE_ALL_WIDTH);
   setTitle(title);
   add(new RichTextField("Hello World!"));
}

4. O “imports” necessários são:

import net.rim.device.api.ui.component.LabelField;

import net.rim.device.api.ui.component.RichTextField;

5. Nós adicionaremos uma pequena caixa de dialógo que aparecerá quando o usuário quiser sair de nossa aplicação. PAra fazer isso, basta sobrecarregar o metódo onClose() da classe HelloWorldScreen:

public boolean onClose() {

Dialog.alert(“Goodbye!”);

System.exit(0);

return true;

}

6. Aqui novamente temos um componente para importar:

import net.rim.device.api.ui.component.Dialog;

Executando a aplicação no emulador

Executar a aplicação é bem f’ácil:

  1. Clique em Run / Run ou no icone com uma seta verde na barra de ferramentas.
  2. Você pode escolher Run / Debug, que permitirá que você depure sua aplicação, mas demora mais para carregar.
  3. Quando o emulador abrir encontre e selecione a pasta Downloads para iniciar sua aplicação.
  4. Quando você executar a aplicação, deve ser exibida a mensagem “Hello World”
  5. E quando clicar no botão de sair, deve aparecer a caixa de dialogo “Goodbye”.
  6. Para sair do emulador, apenas feche a janela.