Processo de instalação do Glassfish – Guia do iniciante

O primeiro passo para se aventurar no Glassfish é sujar as mãos na instalação do ambiente. Obtenha o pacote mais recente no endereço https://glassfish.dev.java.net/public/downloadsindex.html. Baixe os pacotes e siga os comandos de instalação abaixo.

Processo de Instalação

Passo1: Descompacte o pacote de instalação

java -jar glassfish-installer-b35.jar
Exception in thread “main” java.lang.OutOfMemory
Error: Java heap space

Ops! Espere um pouco, parece que o espaço padrão da pilha não é suficiente. Então o próximo passo obviamente e aumentar esse espaço.

Vamos tentar com o tamanho minimo da pilha de 64MB. Bem, eu acredito ainda que alguém tem máquinas com 128MB ou menos de RAM.

java -Xmx64m -jar glassfish-installer-b35.jar
Exception in thread “main” java.lang.OutOfMemory
Error: Java heap space

Mesmo essa quantidade não é suficiente, então aumente para 65MB.

java -Xmx65m -jar glassfish-installer-b35.jar

Viva! Isso funciona e lhe é apresentada a tela da licença. Percorra até o final e aceite para seguir adiante, e o Glassfish será descompactado com sucesso em sua máquina.

A questão aqui é que nós supomos que o tamanho minimo da pilha para a instalação do Glassfish é 65MB.  Mas o time de desenvolvimento do Glassfish recomenda 256MB. Então você deve tentar usar esse tamanho (se tiver memória suficiente) e poderá rodar qualquer coisa sem problema.

Passo2: Para completar a instalação, você precisa executar o setup localizado na pasta onde foi descompactado o pacote (certifique-se que seu JAVA_HOME está configurado).

Finalmente, ai está  a primeira visão do ambiente do Glassfish depois da instalaçao.

O próximo passo aqui é se aprofundar nos detalhes do ambiente. Para mais, informações, siga para esse link: https://glassfish.dev.java.net/downloads/quickstart/index.html.

Fonte: http://blogs.sun.com/bharath/entry/glassfish_installation_process_the_beginner