Como criar um blog com WordPress com domínio próprio

Neste tutorial, estarei mostrando os passos para a criação de um blog, desde o registro do dominio e contratação de um provedor de hospedagem, passando para a cópia dos arquivos do WordPress para o servidor, criação e configuração do banco de dados e instalações dos plug-ins e temas. Os comandos apresentados aqui pressupõem a escolha de um plano de hospedagem que utilize Linux no servidor.

Domínio e hospedagem

Vamos começar com o registro do domínio. Acesse www.registro.br e clique em Registro. Digite seu Id e Senha (Se possuir) para entrar na área registra. Se não possuir Id, clique no link “Não possui identificação?” para criar uma.

Na sua área restrita, clique no link “Pessoa física” na linha inicida com “Novos domínio”. Clique no botão “Concordo” no final da página. Digite um nome para seu dominio (só é preciso digitar os dois campos se seu domínio for nom.br) e escolha uma forma de pagamento. Mais abaixo, digite seu CPF e clique em “Checar”. Seus dados serão preenchidos automaticamente. Em “Informações sobre os contatos”, digite seu Id nos dois campos.

Para preencher o campo abaixo, referente ao DNS de seu site, vamos fazer uma pausa nesse formulário e acessar o serviço que hospedará seu site. Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço da empresa escolhida por você. Na página inicial do site, você deverá encontrar um link para criar uma nova conta ou registrar um novo domínio.

Clique nesse link e siga os passos necessários para completar a criação de sua conta, ficando atento para que quando o lhe for perguntado pelo domínio que você quer hospedar, você responder que já tem um domínio e informar o domínio digitado no site do registro.br.

Após a conformação do pagamento, você receberá um e-mail que conterá entre outras coisas, dois ou mais endereços DNS, indicados como master ou slave. Copie esses endereços nos campos correspondentes no formulário de registro do registro.br. Clique no botão “Entrar” no final da página. Seu domínio ficará com o status de “ticket pendente” até que você pague o boleto enviado para seu e-mail (mas isso não impedirá que você começe a configurar seu servidor, basta aguardar alguns minutos).

Banco de dados

Com o domínio registrado e hospedado em uma empresa de hospedagem, vamos agora criar o banco de dados que hospedará os dados de seu blog. Para isso, acesse o painel de controle de seu provedor de hospedagem (o endereço e dados de login poderão ser encontrados no e-mail recebido após crição da conta). Após alterar as senhas padrão para uma senha própria, você deve localizar na página inicial do painel um link “Banco de dados” ou similar.

Após localizar e clicar no link descrito, acione a opção “Criar novo Banco de dados” ou similar. Será pedido, na maioria dos casos, um nome para o banco, um nome de usuário e uma senha para esse usuário. Tenha esses dados a mão pois precisaremos deles para o próximo passo. Na tela de confirmação da criação do banco de dados, verifique se o provedor lhe fornece algum campo “Servidor”. Se a resposta for positiva, você precisará anotar essa informação também.

WordPress – instalação e configuração

Agora baixe a última versão do WordPress no site br.wordpress.org. Descompacte o arquivo zip baixaado no seu computador pessoal e, dentro do diretório criado pela descompactação, localize um arquivo chamado wp-config-sample.php.

Abra esse arquivo com seu editor de texto preferido (no Windows, não use o Bloco de Notas, pois este editor não lida muito bem com alguns caracteres ocultos do arquivo). Localize a linha

define('DB_NAME', 'nomedoBD');

Você irá alterar as essa e as 3 linhas seguintes. Substitua a expressão ‘nomedoBD’ pelo nome do seu banco de dados, criado por você no tópico acima.  Faça o mesmo com os seguintes campos:

  • usuarioMySQL pelo usuário do banco de dados
  • senha pela senha do usuário acima
  • Se o provedor de banco de dados lhe forneceu um nome de servidor, substitua o localhost por esse nome, caso contrário, deixe como está.

Após isso, salva e feche o arquivo. Renomeie-o para wp-copnfig.php. Agora, utilize um programa como o FileZilla ou Cyberduck para copiar todo o conteúdo da pasta onde está o wp-config.php (inclusive as sub-pastas) para o diretório raiz de seu servidor. Esse diretório geralmente recebe nomes como httpodocs ou wwwroot.

Quando a cópia dos arquivos tiver sido concluída, abra seu navegador e digite na barra de endereços o seu domínio. O WordPress lhe mostrará uma tela de configuração. Siga os passos e seu blog estará no ar.

WordPress – plugins e temas

Você poderá personalizar seu blog adicionando novos temas e plugins. Isso é feito no Painel do WordPress. Para adicionar temas, clique na seta ao lado do link “Aparência” (ela aparece quando o cursor do mouse está sobre o link) e clique em “Adicionar novos temas”. Clique em “Upload” e em “Escolher Arquivo”. Selecione  o arquivo zip contendo o tema (que você baixou da Internet – para achar esses temas, pesquise por “temas wordpress” no Google). Quando o WordPress termina de copiar o tema para o servidor, ele perguntará se quer ativá-lo.

Para adicionar plugins que fornecem diversas funcionalidades para seu blog, vá para Plugins/Adicionar novo. Selecione o plugin que quer adicionar e, ao termino da cópia, o WordPress pergunta se quer ativá-lo. Muitos plugins exigem alguma configuração adicional. Para isso, acesse o item correspondente dentro do menu Ferramentas. O melhor lugar para achar plugins é o site www.wordpress.org, opção Extend/Plugins.

Considerações finais

Esse tutorial abrange os tópicos mais básicos para colocar no ar seu blog com WordPress. Após concluir esses passos, navegue pelo Painel do WordPress e personalize as opções de seu tema de acordo com suas necessidades. Qualquer dúvida, deixe um comentário.