Instalando e atualizando o plugin ADT no Eclipse

Segue abaixo um tutorial traduzido do site code.google.com/android que explica em detalhes como instalar o plugin ADT para integrar o Android ao Eclipse e desenvolver aplicações para essa plataforma.

Android oferece um plugin customizado para o Eclipse, chamado ADT (Android Development Tools, Ferramenta de desenvolvimento Android), que foi desenvolvido para fornecer um ambiente poderoso e integrado para a construção de aplicações Android.

O ADT extende os recursos do Eclipse para permitir que você configure rapidamente projetos Android, crie uma aplicação, adicione componentes baseados na API do frameworf Android, depure suas aplicações usando as ferramentas do SDK e até exporte APK assinadas (ou não) distribuir sua aplicação.

Em geral, usar o Eclipse com o ADT é a forma mais recomendada de desenvolver aplicações Android e o jeito mais rápido de começar. Se vicê usa Eclipse, o plugin ADT lhe fornecerá um impulso incrivel no desenvolvimento de aplicações Android.

Para instalar e atualizar o plugin ADT, você pode tirar vantagem do recurso de atualização remota do Eclipse. Configurando um site de atualização, você pode facilmente baixar, instalar e verificar atualizações do ADT. Alternativamente, você pode baixar a última versão do ADT para seu computador como um arquivo local. As seções abaixo fornecem instruções para ambos os metódos.

Preparando para instalação

Se você for desenvolver no Eclipse usando o plugin ADT – o caminho recomendado se você for começar com Android – certifique-se que tem a versão necessária do Eclipse instalada em seu computador (3.4 ou mais recente é recomendado). Se você precisar instalar o Eclipse, você pode baixar desse local:

http://www.eclipse.org/downloads/

Uma versão Java ou RCP do Eclipse é recomendada.

Instalando o Plugin ADT

Após ter instalado o Eclipse, como descrito na seção anterior, siga os passos para baixar o plugin ADT e instalar em seu ambiente Eclipse.

Eclipse 3.4 (Ganymede) Eclipse 3.5 (Galileo)
* Inicie o Eclipse, então selecione Help > Software Updates…. Na caixa de dialógo que aparece, clique na aba Available Software.
* Clique Add Site…
* Na caixa de dialogo que aparece, entre a URL abaixo no campo “Location”:

https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/

Nota: Se você tiver problemas ao obter o plugin, tente usar “http” na URL, no lugar de “https” (https é preferível por razões de segurança).
Clique OK.
* De volta a “Available Software”, você deverá ver o plugin listado sob a URL, com “Developer Tools” aninhado dentro. Selecione a caixa de verificação próxima a “Developer Tools” e clique Install…
* Na caixa de dialogo seguinte, “Android DDMS” e “Android Developmente Tools” devem os dois estar selecionados. Clique Next.
* Leia e aceite o Termo de licenciamento, e clique Finish.
* Reinicie o Eclipse.

* Inicie o Eclipse, então selecione Help > Install New software.
* Na caixa de dialogo “Available Software” clique Add…
* Na caixa de dialogo que aparece, entre com um nome para o site (por exemplo “Android Plugin”) no campo “Name”. No campo “Location”, entre essa URL:

https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/

Nota: Se você tiver problemas para obter o plugin, você pode tentar usar “http” na URL, no lugar de “https” (https é preferível por razões de segurança).

Clique OK.
* De volta a “Available Software”, você deverá agora ver “Developer Tools” adicionado a lista. Selcione a caixa de verificação próxima ao item, que automaticamente selecionará as opções aninhadas “Android DDMS” e “Android Development Tools”. Clique Next.
* Na caixa de dialogo resultante, os itens “Android DDMS” e “Android Development Tools” são listadas. Clique Next para ler e aceitar o Termo de licenciamento e instalar quaisquer dependencias, e clique Finish.
* Reinicie o Eclipse.

Agora modifique suas preferencia do Eclipse para indicar o diretório do SDK do Android:

  1. Selecione Window > Preferences… para abrir o painel de Preferências (MacOSX: Eclipse > Preferences).
  2. Selecione Android do painel a esquerda.
  3. No painel principal, clique Browser e localize o diretório de sua SDK Android.
  4. Clique Apply, e depois OK.

Feito! Se você não encontrar nenhum problema, então você está pronto para começar a desenvolver aplicações Android.

Problemas na Instalação do ADT

Se você tiver algum problema para baixar o plugin ADT após seguir os passos acima, aqui estão algumas sugestões para contornar esses problemas:

  • Se o Eclipse não encontrar o site remoto contendo o plugin ADT, tente mudar a URL para usar http em lugar de https. Isto é, mude o campo “Location” para:
    http://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
  • Se você estiver atrás de um firewall (como em um ambiente corporativo), certifique-se que você configurou corretamente suas preferencias de proxy no Eclipse. No Eclipse 3.3/3.4 você pode configurar a informação de proxy em Window (no MAcOSX, Eclipse) > Preferences > General > Network Connections.

Se você ainda não conseguir baixar o plugin desta forma, você pode baixar o arquivo zip do plugin e instala-lo manualmente:

  1. Baixar a versão atual do plugin ADT da tabela abaixo (não extraia ele).
    Name Package Size MD5 Checksum
    ADT 0.9.5 ADT-0.9.5.zip 3372982 bytes 227ec538359fbe417ccde7f0ad614a96
  2. Siga os passos 1 e 2 descritos acima.
  3. Na caixa de dialogo Add Site, clique Archive.
  4. Localize e selecione o arquivo zip.
  5. Apenas no Eclipse 3.5, entre um nome para o site local (por exemplo “Android Plugin”) no campo “Name”.
  6. Clique OK.
  7. Siga os procedimentos restantes de forma analoga ao listado na instalação padrão, começando dos passos 4.

Para atualizar seu plugin uma vez que você instalou usando o arquivo zip, você terá que seguir esses passos novamente ao invés das instruções de atualização padrão.

Outros erros de instalação

Note que existem caracteristicas do ADT que requerem alguns componentes opcionais do Eclipse (por exemplo WST). Se você encontrar algum erro ao instalar o ADT, sua instalação do Eclipse pode não incluir esses componentes. Para informações sobre como adicionar rapidamente componentes ao Eclipsem veja o tópico ADT Installation Error: “requires plug-in org.eclipse.wst.sse.ui”.

Para usuários Linux

Se você de deparar com esse erro durante a instalação do plugin ADT:

An error occurred during provisioning.
Cannot connect to keystore.
JKS

…significa que sua máquina não tem uma Máquina Virtual java adequada. A instalação do Sun Java 6 resolverá esse problema e você pode então instalar o plugin.

Atualizando o Plugin ADT

De tempos em tempos, uma nova versão do plugin ADT fica disponivel. Siga os passos abaixo para verificar se uma atualização está disponivel e, se estiver, para instalar ela. Para informações sobre novas características do ADT, veja o documento ADT Plugin Notes.

Eclipse 3.4 (Ganymede) Eclipse 3.5 (Galileo)

  1. Selecione Help > Software Updates.
  2. Selecione a aba Available Software
  3. Selcione as caixas de verificação próximas aos itens Android DDMS e Android Developer Tools, e clique Update.
  4. Na caixa de dialogo resultante, certifique-se que os dois itens estejam selecionados, e  clique Next.
  5. Leia e aceite o Termo de licenciamento e então clique Finish. Após isso será baixado e instalado a ultima versão do Android DDMS e Android Development Tools.
  6. Reinicie o Eclipse.

  1. Selcione Help > Check for Updates.
  2. Na caixa de dialogo “Available Updates”, localize os itens “Android DDMS” e “Android Developmento Tools” na lista e certifique-se que a caixa de verificação próxima a eles esteja selecionada. Clique Next. Se os itens citados não estiverem listados, certifique-se de ter configurado um site de atualização remoto como descrito no tópico “Instalação do Plugin do ADT”.
  3. Na caixa de dialogo “Update Details”, clique Next.
  4. Leia e aceite o Termo de licenciamento e clique Finish. Após isso será baixado e instalado a última versão do Android DDMS e Android Development Tools.
  5. Reinicie o Eclipse.

Se você encontrar problemas durante a atualização do ADT, você pode tentar remover o plugin existente e executar uma instalação do zero. Para remover o plugin, siga as instruções do item abaixo. Para reinstalar o plugin, siga as instruções dos itens acima.

Desinstalando o Plugin do ADT

Se você encontrar problemas ao instalar ou atualizar o ADT, você pode tentar remover o plugin existente e executar uma nova instalação. Para remover o plugin, siga os passos:

Eclipse 3.4 (Ganymede) Eclipse 3.5 (Galileo)

  1. Selecione Help > Software Updates > Manage Configuration.
  2. Expanda a lista a esquerda para revelar as ferramentas instaladas.
  3. Clique com o botão direito do mouse em “Android Editors” e clique Uninstall. Clique OK para confirmar.
  4. Reinicie o Eclipse. (Não remova o item “Android Developmento Tools”)

  1. Selecione Help > Install New Software.
  2. No painel “Details”, clique no link “What is already installed?”
  3. Na caixa de dialogo “Eclipse Installation Details”, selecione os itens “Android DDMS” e “Android Development Tools” e clique em Uninstall.
  4. Na próxima janela, confirme que o plugin ADT será removido e clique em Finish para proceder a remoção.
  5. Reinicie o Eclipse.
  • Jéssica R. Oliveira

    Muito bom, obrigada! :)

  • Estou seguindo seus passos :

    Até agora tudo certo!

    Abços e obrigado!