Sincronizando seu iPhone (ou Touch) no Linux

Segue um artigo traduzido do site www.ghacks.net que ensina como configurar o Linux (nesse artigo em particular O Ubuntu, mas pode ser feito em outras distribuições) para sincronizar dados com o iPhone e iPod Touch.

Isso me tomou bastante tempo, mas finalmente uma solução para sincronizar o iPhone e iPod Touch no Linux é possivel. O melhor esse método é que não requer um iPhone com jailbreak. O certo é que você será capaz de sincronizar seu iPhone, via USB, e adicionar todo tipo de boa música a ele. Mas existem problemas – tudo que você será capaz de sincronizar é Música. Nenhum calendário ou contatos (ainda). Mas para aqueles que somente precisam colocar suas músicas em seus dispositivos, é suficiente.

Esse processo é um pouco evoluido, mas não é dificil. Eu caminharei pelos passos um de cada vez, alguns via linha de comando outros pela interface gráfica. E sem mais delongas, vamos passar para a instalação e configuração. NOTA: como sempre, tenha cuidado e SEMPRE faça cópia de seus dados. Nunca é garantido que não aja perda de dados. Você foi avisado.

A instalação

Existem numerosas ferramentas para instalar. Eu estarei fazendo isso no Ubuntu 9.10, então você terá que ajustar os passos de acordo com sua distribuição.

A primeira coisa a fazer é adicionar um repostitório a suas fontes apt. Faça isso com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:pmcenery/ppa

Agora você precisa atualizar o sistema com o comando:

sudo apt-get update

Assim que o apt completar o processo de atualização execute o comando abaixo para instalar todos os aplicativos necessários:

sudo apt-get install gvfs gvfs-backends gvfs-bin gvfs-fuse libgvfscommon0 ifuse libgpod-dev libgpod-common libiphone-utils libiphone0 python-iphone libplist++1 libplist-utils python-plist libusb-1.0-0 libusb-1.0-0-dev libusbmuxd1 usbmuxd

É muita coisa, não? E é tudo necessário. Aguarde o processo ser completado.

Editar fuse.conf

O próximo passo é editar o arquivo /etc/fuse.conf para que seu usuário tenha acesso ao sistema de arquivo gvfs. Faça isso abrindo o arquivo /etc/fuse.conf em seu editor de texto preferido e mudando a linha:

#user_allow_other

para:

user_allow_other

Salve o arquivo e siga adiante.

Grupo Fuse

Agora você tem que adicionar seu usuário ao grupo fuse. Para fazer isso acesso o item “User and Group” na sub-menu “Administration” do menu “System”. Quando essa ferramenta abrir clique no botão Chave para desbloquear a ferramenta para propósitos administrativos. Agora clique em “Manage groups” e role até encontrar o grupo fuse. Clique duas vezes no nome do grupo e então clique na caixa de verificação próxima ao usuário que você quer que tenha acesso ao grupo fuse. Clique OK e então feche todas as janelas de “User and Group”.

Log out

O próximo passo requer que você dê um logout em seu desktop e efetue login novamente. Isso assegura que todas as mudanças sejam concretizadas. Assim que fizer isso, plugue seu iPhone (ou Touch) e veja se ele é montado em sua Área de trabalho. Haverão dois dispositivos montados. O primeiro será mostrado como uma camera, o segundo como um telefone. Assim que você enxergar ambos, você estará próximo de concluir o processo.

Gtkpod

Infelizmente existem alguns bugs no Rhythmbox que impedem que o usuário escreva dados no iPhone/Touch. Isso não tem importÂncia porque sempre temos o Gtkpod. Você precisará instalar ele com o comando:

sudo apt-get install gtkpod

Assim que terminar a instalção você encontrará ele no submenu “Sound & Video” do menu “Applications”. Abra essa ferramenta e você estará quase pronto.

A última coisa que você precisa fazer é configurar o Gtkpod para montar seu dispositivo. No menu Edit você observará uma entrada “Repository/iPod Option”. Você terá que configurar seu dispositivo como uma repositório para o Gtkpod.

Você terá que configurar onde o dispositivo será montado. Aqui teremos um pouco de complicação.

Porcause do uso do gvfs, o ponto de montagem será ^/.gvfs/ e será listado como o nome de seu dispositivo. Você terá que abrir um terminal e entrar nesse diretório para descobrir como ele é chamado. em meu caso seria ~/.gvfs/Jack Wallen. Então eu devo inserir essa informação na opção “iPod Mountpoint”.

A próxima opção é configurar o Modelo. Certifique-se de selecionar o modelo correto. FAça isso clicando no caixa de seleção e escolhendo o modelo da lista. Assim que você tiver feito isso. clique no botão “Add” para adicionar seu novo dispositivo. Você pode então clicar Ok na janela e está pronto para carregar seu iPhone.

Volte a janela principal do Gtkpod e clique em “Load iPod” e seu dispositivo será exibido. Você pode agora adicionar música ao seu aparelho! Certifique-se, quando você tiver terminado de adicionar as músicas, de clicar no botão “Save Changes”.

Fonte: http://www.ghacks.net/2009/12/20/syncing-your-iphone-or-itouch-with-linux/