Filmagem sem erros para a internet

Para que seus vídeos sejam eficientes na web é importante estar atento a alguns detalhes. Abusar de recursos como zoom e fundo em movimento, por exemplo, deixam os arquivos maiores e as imagens menos nítidas para a apreciação dos internautas. Confira, a seguir, algumas dicas para melhorar a primeira etapa da produção de vídeos para a web: a gravação.

truques-de-gravacao-de-video-20091006075450

Truques para fazer gravações de vídeos mais leves e eficientes para publicação em sites como o YouTube

Sem tremores

truques-de-filmagem1

Uma medida muito importante, mas muitas vezes esquecida, é sempre usar um tripé. Em uma imagem tremida, o algoritmo de compressão precisa mudar muitos pixels de um quadro para outro. Isso pode gerar um efeito desagradável de diferença de cores entre pixels. Já em uma imagem sem tremor, as áreas fixas não geram mudanças. Os pixels são repetidos de um quadro para o outro. Essa estabilidade facilita a vida do algoritmo de compressão de serviços como o YouTube, que conseguem gerar um vídeo mais nítido. Por isso, o uso do tripé é importante.

truques-de-filmagem1b

Evite zoom

truques-de-filmagem2

Outra dica para produzir vídeos de boa qualidade é evitar o uso excessivo do zoom. Quando utilizamos o zoom, a imagem muda gradativamente ao longo do tempo. Isso obriga o algoritmo de compressão a recalcular a posição dos pixels a cada frame. Por isso, se tiver de alterar o ângulo, faça um corte seco. Interrompa a filmagem, reposicione a câmera e reinicie. Dessa forma o corte é feito sem transições e as alterações da imagem ocorrem de uma só vez, de um frame para o outro.

truques-de-filmagem2b

Sem panorâmicas

truques-de-filmagem3

O problema do zoom se repete em tomadas panorâmicas, em que a câmera se move de um lado para o outro. Os pixels da tela inteira são trocados a cada frame, gerando problemas para o algoritmo de compressão. Por isso, evite também esse tipo de tomada e use cortes secos.

COM PARCIMÔNIA
É claro que tanto o zoom quanto as tomadas panorâmicas podem ser usados de vez em quando. Apenas considere que esses efeitos podem ficar bonitos no arquivo original, mas não depois de publicados no YouTube. A melhor saída é experimentar diferentes tipos de tomada e comparar os resultados.

FUNDO ESTÁTICO
Ao gravar seu vídeo para o YouTube preste atenção também ao fundo da imagem. Dê preferência para fundos estáticos e com poucas cores. Além de destacar os elementos principais da imagem, o fundo sem variações ajuda a criar um arquivo menor para a transmissão.

truques-de-filmagem4

CAPRICHE NO ENQUADRAMENTO
O enquadramento é outro ponto fundamental para produzir um vídeo com qualidade. Um erro comum entre amadores é posicionar o principal elemento da imagem sempre no centro da tela. Esse enquadramento pode ser adequado em alguns casos, mas está longe de ser o mais interessante. Um conceito básico de enquadramento, derivado da fotografia, é a regra dos terços. Ela consiste em dividir a área da foto ou do filme em nove quadros e usar os cruzamentos das linhas para posicionar os elementos de interesse. Assim, é possível obter uma composição mais equilibrada.

truques-de-filmagem5

DE OLHO NA LUZ

truques-de-filmagem6

A luz do ambiente é outro fator importante na hora de gravar um vídeo. É claro que é possível corrigir alguns problemas de iluminação posteriormente, na fase de edição do filme. Mas o ideal é já gravar o vídeo com uma iluminação adequada. O diagrama acima mostra um método clássico de distribuição de luzes em um ambiente de filmagem. A luz principal é a principal fonte de iluminação da cena e costuma ficar à direita da filmadora. A luz auxiliar tem como principais funções contrabalançar a luz principal e amenizar as sombras causadas por ela. A luz de fundo completa o esquema clássico de iluminação. Ela fica atrás da pessoa ou do objeto filmado. A luz de fundo é usada para separar o elemento principal do fundo da imagem e aumentar a sensação.

truques-de-filmagem6b

Fonte: http://info.abril.com.br/dicas/video/filmagem-sem-erros-para-a-web.shtml

  • Mapai

    Ótimas dicas. Obrigado!