FISL 10 – dia 27/06/09 – Parte 01

Nesta última manhã de FISL, participei de uma verdadeira maratona KDE. Para começar o dia, o II Encontro de usuários e desenvolovedores KDE, seguida de uma pausa com uma palestra sobre o Fedora Educação, em seguida uma palestra sobre Visualização de aplicações com KDevelop4 e para encerrar a manhã, uma alestra com o mesmo grupo do inicio sobre as Ações do KDE no Brasil.

Sobre o Encontro de usuários, a parte boa para mim foiconhecer um grupo de usuários do meu própŕio estado (Bahia), o Live Blue (liveblue.wordpress.com). Vou passar a acompanhar mais ele. Além disso, os integrantes da mesa incentivaram bastante as pessoas a colaborar com o KDE, principalmente desenvolvedo coisas. Essa palestra me incentivou muito a publicar neste site algumas idéias de projetos que eu tenho.

Em seguida, a palestra sobre o Fedora Educação, onde algumas pessoas que assistiam levaram a discussão da capacitação dos professores para trabalhar com os equipamentos que estão sendo comprados pelo governo para equipar a escolas. É uma situação preocupante, já que se ouve bastante notícias sobre comprar de coisas para as escolas, mas quase não se houve falar sobre capacitação de pessoas.

Em seguida, Sandro Andrade, que estava na mesa da primeira palestra, e é um dos fundadores do Live Blue (de Salvador), apresentou um projeto de sua autoria que é um plug-in para o KDevelop4. O projeto em si é interessante, mas mais interessante ainda é o fato de que alguém de qualquer parte do mundo podedar sua parcela de contribuição para um projeto grande como o KDE.

Para encerrar a manhã, mais uma palestra comandada ṕelas mesmas quatro pessoas da primeira palestra. Agora, eles se aprofundaram no incentivo as pessoas a participarem do projeto KDE, e mostraram o que eles mesmos estavam fazendo como incentivo ao outros. Também, por causa da palestra, deve aparecer muitas coisas novas no site br.kde.org. É ficar de olho.