FISL 10 – dia 26/06/2009 – Parte 01

Neste terceiro dia do Forum, já assiti até agora três palestras. O dia está sendo um pouco tumultuado por causa da visita do presidente (muitos lugares bloqueados e gente aglomerada nas poucas áreas livres). Das três palestras, enfim, duas pelo menos estarão entre as melhores para mim nesta passagem por Porto Alegre.

A primeira palestra do dia intitulava-se “Plenária PostgreSQL-BR” com o Fernando Ike, que é um dos integrantes do grupo de PostgreSQL do Brasil. Ele basicamente explanou como funciona o grupo brasileiro de PostgreSQL e explicou sobre as atividades do grupo. Para mim, foi somente boa, sem ser extraordinária: serviu principalmente para motivar outras pessoas a colaborar com o projeto.

A segunda plaestra foi com o Bruno Souza, que eu já “conhecia” de uma palestra que ele deu na Universidade onde eu estudava (lá pelos idos de 2003 ou 2003, eu não me lembro a data certa). A palestra, cujo tema foi a OpenJDK, não teve objetivos técnicos, mas para mim foi excelente por destrinchar um pouco dos meandros do desenvolvimento da linguagem Java, sem falar que o cara tem um jeito bastante de cativante de expor seus pensamentos.

Depois dessa, assiti uma palestra do Disckson Guedes, que deu uma introdução do pgScript, que ele explanou como uma forma de preencher um banco de dados PostgreSQL para testes. A apresentação dele foi, em termos técnicos, muito boa, e quem assistiu e não conhecia nada da linguagem (como eu) saiu da palestra com uma boa visão geral da ferramenta, inclusive para uso prático. Esse vai ser com certeza um dos temas que irei abordar no blog em breve.