FISL 10 – dia 25/06/2009 – Parte 01

Nesse segundo dia de FISl, vou me aprofundar um pouco mais nas palestras que eu assisti Não tenho andado muito pela feira, e por isso não posso falar muita coisa do que pode estar ocorrendo, mas em termos de palestras, há muita coisa boa pra se ver.

Pra começo de conversa, vale citar a grande procura pelas palestras aqui no FISL Numa das que assiti, entrei na fila quase meia horantes para entrar. Na palestra do Peter Sunde, havia fila na porta e o pessoal da organização estava literalmente catando cadeira para as pessoas entrarem.

Bem, mas vamos as palestras. Meu dia começou no Workshop de Software livre, das 9 as 11 horas. Na verdade, cai aqui pensando que ia assistir uma palestra sobre sistemas baseados em web, como dizia no folder, mas na verdade foram duas apresentações de casos reais de implantação de software livre em empresas. Não deixou de ser interessante, pois experiências de outros sempre são interessantes para que não se cometam os mesmos erros em seus próprios projetos. Os projetos que assiti foram o oCommon (disponidel no sourceforge, não peguei onde foi implantado o ssitema) e o DHCPweb (que roda da secretaria da fazenda de Belem-PA).

Em seguida fui a palestra do Peter Sundae, e depois de alguma espera para entrar, consegui assistir boa parte da  explanação. Aqui vale frisar que mesmo não concordando com alguns pontos da visão do cara, sei que as atitudes dele e de seu grupo, consideradas radicais, são nada mais que uma resposta as atitudes, também radicais, do “outro lado”, representado pela Indústria de música e cinema. Na palestra, ele contou basicamente um pouco da história do Pirate Bay, até o recente caso judicial.

Em seguida, assiti a plaestra do Fabio Velloso, do SOUJava, que foi um pouco onga e, pelo menos para mim que não tenho muita experiência prática com Java, não foi muito interessante.

Bem, ainda pretendo assistir a palestra  do Stallman (se não tiver muito tumulto), e depois devo fazer um giro pela feira para verificar novidades e depois conto aqui no blog lá pela noite.