FISL 10: Dia 24/06/2009

Hoje participei de meu primeiro FISL. Cheguei um pouco atrasado, é verdade (problemas com o ônibus). Ainda não entrei completamente no clima, mas eu chego lá. Assisti três palestras e percorri os corredores da feira. Abaixo um resumo desse primeiro dia (obviamente, apenas posso falar das palestras que, mas você sempre pode encontrar mas informações em outros blogs).

Para começar, uma “filinha” básica para pegar credenciais (quem manda deixar tudo pra última hora). Como cheguei atrasado, perdi também a primeira palestra que tinha interesse, que abordava o desenvolvimento de aplicações web com Glassfish. Nos proximos dias devo estar em outras palestras relacionadas com Java e posto aqui.

Minha primeira palestra foi sobre o novo Fedora 11. Não que eu me interesse muito pela distribuição. Tentei instalar a versão para x86_64, mas deu problema com o Grub. Fui assistir mais para ver se passariam algumas informações técnicas novas, mas foi mais uma apresentação informativa sobre o projeto fedora no Brasil. Para mim, particulamente, não foi de muito interesse. Para quem curte o Fedora, seria excelente.

Minha segunda palestra foi de Marcos Gomes, da boo-box.com (que eu conheci através da palestra mas provavelmente quase todo muito que tem um blog já conhecia – sim, eu posso ser desligado as vezes). Ele explanou o começo da empresa, cujo sistema foi baeado interiamente em software livre, basicamente ruby on rails. Foi interessante como uma motivação para negócios envolvendo software livre para web (ou até não). Dessa palestra, destaco uma coisa: quando o palestrante falou sobre como evitar cópias de seu produto (que é livre), ele sugere: inove sempre, de modo a ficar sempre a frente da concorrência.

Encerramento o ciclo de palestras do dia (já no fim do primeiro dia de FISL), assiti a mais um caso de uso, de uma rede de farmacias do sul do pais. Durante uma hora, explanaram sobre a transição dos sistemas da empresa para o Linux, com foco na tecnologia LTSP. Interessente para quem gosta do assunto. Para mim, não acrescentou muita coisa. Estou mais interessado nas palestras sobre Java, KDE e PostgreSQL (nesta ordem) dos próximos dias, além das palestras de Peter Sunde e Richard Stallman.

Sobre a feira, destaco aqui o stand do pessoal do Slackware, bastante atencioso (até me fez tentar voltar a usar o Slackware, depois de algum tempo afastado por causa do Kubuntu). Fora isso, muitas vendas de camisetas, com preço bastante variados (nesse sentido o pessoal do Debian foi o mais bonzinho). Uma apresentação interessante no estando da Sun de um gringo que usava luvas paa manipular objetos na tela de um computador através de uma aplicação Java. Fora isso, nada mais do MEU interesse (notem para o destaque a palavra “meu”).

Bem, por hoje foi isso. Amanhã posto outro resumo. Até lá.